Ecohorror in Orca : was there a maritime stress in the seventies?
dc.contributor.advisor | Zanini, Claudio Vescia | pt_BR |
dc.contributor.author | Pulz, Genova Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-20T06:52:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282601 | pt_BR |
dc.description.abstract | Entre as mais conhecidas narrativas de Ecohorror, destaca-se Orca (1977), escrita por Arthur Herzog, a qual se tornou popular nas telas de cinema através dos estúdios de Hollywood. Os múltiplos níveis de significado da narrativa de Orca são analisados neste estudo, conforme as recomendações de Dante Alighieri, baseada na exegese, conforme expresso em sua obra Carta para o Can Grande. O horror na narrativa de Orca baseia-se em elementos Góticos, que contribuem para o reconhecimento das alegorias associadas com os medos que brotam dos ataques da natureza descontrolada, tais como a imensidão do mar, a hostilidade e o frio dos icebergs, as mortes nos ataques sangrentos, a ferocidade de um monstro mordedor, sons onomatopeicos aterrorizadores e uma sinistra atmosfera de medo ao longo da narrativa. Consequentemente, o Ecohorror na narrativa de Orca advém dos motivos do Gótico presentes na obra. Seguindo as recomendações de Dante, quatro níveis distintos de significados foram reconhecidos na narrativa de Orca. O primeiro deles é o significado literal, o qual indica que o Ecohorror desta narrativa tem uma conexão com as ansiedades ambientais na relação dos humanos (o “Eu” ou “Nós”) e os não humanos (o “Outro” ou “Eles”), tais como a caça às baleias e a manutenção delas em cativeiros. Estes atos denotam que os humanos perdem suas virtudes éticas, devido à ganância e lucro. O segundo significado é o místico, que, por sua vez, está relacionado com a masculinidade ferida, a qual é simbolizada pelo corte na nadadeira da baleia macho. Da perspectiva do Ecohorror, os abalos na masculinidade humana são compensados pelo consumo de bens, tais como shows de baleias em cativeiro, souvenires plásticos e relações pessoais superficiais. O consumo é um modo de escapismo humano para suas questões de masculinidade ferida, incluindo o consumo da liberdade de animais em cativeiro. Os humanos veem as baleias como o “Outro” e, deste modo, justificam a crueldade da caça às baleias e o aprisionamento delas num cativeiro perpétuo. Por outro lado, o significado moral da narrativa de Orca está associado com a busca subjetiva do personagem humano que espelha suas memórias passadas na orca-vampiro. Os olhos vermelhos da orca híbrida são o símbolo chave para o humano perceber suas próprias transgressões no sentido de enfrentar o seu próprio “Eu” com vistas a encontrar a redenção humana e a sobrevivência equilibrada entre humanos e não-humanos. Por fim, o significado anagógico está relacionado com alegorias correlacionáveis com as crenças do autor Herzog sobre os riscos de armas nucleares nos mares, os quais eram motivos de medo e apreensão nos anos setenta. A forma corporal e agressividade do personagem orca é uma alegoria simbólica dos submarinos nucleares cortando os mares. Os submarinos estrangeiros, assim como os “Outros ou Eles”, estavam prontos para atacar os humanos, “o Eu ou o Nós”. Portanto, Orca apresenta uma representação das interações entre humanos e não-humanos, que está relacionada com as batalhas do “Eu” contra “Eles”. O medo e o horror da narrativa de Orca são potencializados por elementos do gênero Gótico, os quais contêm símbolos alegóricos de ansiedades individuais e coletivas relacionadas com questões sociais e ambientais. | pt_BR |
dc.description.abstract | One of best-known Ecohorror narratives is Orca (1977), by Arthur Herzog, which became popular through Hollywood film studios. This study uses Dante Alighieri’s recommendations, which is based on exegisis, in his Letter to Gran Can to deal with meaning levels in Herzog’s Orca. The horror in Orca’s narrative is based on Gothic elements that contribute to recognize allegories associated with fears of attacks from a nature run-amok, such as the immensity of sea, hostility and cold of icebergs, deaths in gory attacks, a ferocious mordicant monster, onomatopoeic haunted sounds, and an eerily fearful atmosphere. Consequently, the Ecohorror in Orca stems from its Gothic motifs. Following Dante’s recommendations, four different meaning levels were recognized in this study. Firstly, the literal meaning indicates that the Ecohorror of Orca’s narrative has a connection to real environmental anxieties, such as whaling and orca’s captivity. These acts result in the loss of human’s ethical virtues due to greed and profit. Secondly, mystical meaning is related to wounded masculinity, which is symbolized in the notched fin of the bull orca. From Ecohorror’s perspective, human’s wounded masculinity is compensated through consumption of goods, as exemplified by entertainment shows of captive orcas, plastic souvenirs and superficial interpersonal relationships. Consumption is an escapist way found by humans to their wounded masculinity, including the consumption of freedom captive orcas. Humans see whales as “the Others or Them” and, in that way, explain and justify their cruelty by whaling and condemn whales to perpetual captivity. On the other hand, the moral meaning of Orca's narrative is associated with the subjective quest of the human character that mirrors the past memories in the orca-vampire. The red eyes of hybrid orca are the key symbol of the mirroring of humans in the nonhuman aiming to find the human redemption and a balanced survival in the humans and nonhumans interactions. Finally, the anagogical meaning is related to allegories that are correlational with Herzog’s beliefs about the risks of nuclear weapons in seawater that input fear and apprehension in the seventies. The body shape and aggressiveness of orca character is an allegorical symbol of nuclear submarines across the seas. The foreign submarines, as “the Others or Them”, are ready to attack the humans, “the Self or the Us”. Therefore, Orca brings representations of interactions of humans and nonhumans that are related to epic struggles of “self” against “them”. The fear and horror of Orca’s narrative are potentialized through Gothic elements, which contain allegorical symbols of individual and collective anxieties related to social and environmental issues. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura de horror | pt_BR |
dc.subject | Ecohorror literature | en |
dc.subject | Nautical literature | en |
dc.subject | Literatura gótica | pt_BR |
dc.subject | Baleia | pt_BR |
dc.subject | Whale representations | en |
dc.subject | Narrativa literária : Análise | pt_BR |
dc.subject | Orca | en |
dc.subject | Human and nonhuman interactions | en |
dc.title | Ecohorror in Orca : was there a maritime stress in the seventies? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173003 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Inglês: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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