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dc.contributor.authorVeronese, Tatiane Sbardellottopt_BR
dc.contributor.authorLorandi, Alexandrapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-20T06:52:03Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282575pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta o cenário de ofertas de cursos digitais de italiano no Brasil e, apartir dos resultados, discute sobre a democratização (ou não) da língua no país. Ametodologia teve abordagem quali-quantitativa e caráter exploratório. A coleta dedados, através de uma pesquisa eletrônica, foi dividida em três protocolos: mapa virtual,site de busca e plataformas de MOOCs. Os dados apontam que na modalidadepresencial há poucas ofertas gratuitas de aprendizagem da língua italiana, limitadas ainstituições públicas ou ONGs. Quanto às alternativas online, a maior parte das opçõesoferecidas são em idioma estrangeiro e muitas das indicações em português são pagas.Além disso, várias das ofertas são vídeos, textos ou arquivos avulsos em páginas, semsequências didáticas, o que não favorecem nem verificam o aprendizado do aluno.Ainda como resultado desta investigação, foram encontrados quatro cursos de italianoonline em português e totalmente gratuitos; um deles incluía certificação grátis. Ointuito da análise é instigar o debate quanto à relevância da língua italiana, tornando oacesso à aprendizagem do idioma mais amplo e verdadeiramente democrático no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis paper shows the scenario of Italian digital course offerings in Brazil and, based onthe results, discusses the democratization (or not) of the language in the country. Themethodology applied had a quali-quantitative approach and an exploratory nature. Anelectronic survey was carried out, divided into three protocols: virtual map, searchengine and MOOCs platforms. The results indicate that in the face-to-face modalitythere are rarely free offers of Italian language learning that are limited to publicinstitutions or non-profit organizations. As for the online alternatives, most of theoptions offered are in a foreign language and many of the indications in Portuguese arepaid. In addition, several of the offers were videos, texts or single files on pages,without pedagogical paths, which do not favor or check student learning. Also as aresult of this investigation, it was possible to identify four online Italian courses thatwere in Portuguese and totally free, one of them with the possibility of free certification.The aim of the analysis is to stimulate debate on the relevance of the Italian language,making access to learning the language broader and truly democratic in Brazilen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n. 1 (jul. 2024), p. 119-129pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectItalian language learningen
dc.subjectDemocratização do conhecimentopt_BR
dc.subjectItalian coursesen
dc.subjectDemocratization of knowledgeen
dc.titleAcesso à aprendizagem da língua italiana : uma investigação sobre o cenário brasileiro de cursos digitaispt_BR
dc.title.alternativeAccess to italian language learning : an investigation into theBrazilian digital course landscapeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001213494pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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