Garantia do direito à educação em contextos socioeducativos : desafios e perspectivas sob a ótica dos direitos humanos
dc.contributor.author | Silva, Dyuliane Kaczan da | pt_BR |
dc.contributor.author | Perondi, Maurício | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-20T06:51:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2596-1772 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282557 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica originária de um trabalho de conclusão de curso, e possui o objetivo de compreender como ocorre a vinculação do conceito de educação com o conceito de direitos humanos a partir de sua visão crítica, identificando como são descritos os contextos de violação ao direito à educação nos trabalhos acadêmicos de ensino superior. Essa busca acontece a partir do recorte do contexto socioeducativo. Como subsidiário teórico do conceito Direitos Humanos, foi utilizado oautor Flores (2008). A análise dos dados está dividida em três grandes dimensões: Educação como um direito; Vulnerabilidade Social e Violência e; Culturas Escolares e Relação da Família com a Educação. O estudo trouxe uma ampla perspectiva sobre a inserção desses adolescentes na escola. A pesquisa demonstra a necessidade da abertura para a expansão da discussão dos direitos humanos nos processos educativos desses adolescentes | pt_BR |
dc.description.abstract | This article is the result of bibliographical research originating from a course completion project, and aims to understand how the concept of education is linked to the concept of human rights from a critical viewpoint, identifying how the contexts of violation of the right to education are described in higher education academic papers. This search is based on the socio-educational context. Flores (2008) was used as a theoretical basis for the concept of human rights. The data analysis is divided into three main dimensions: Education as a right; Social Vulnerability and Violence; and School Cultures and the Family's Relationship with Education. The study provided a broad perspective on the inclusion of these adolescents in school. The research demonstrates the need to expand the discussion of human rights in the educational processes of these adolescents. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista SCIAS. Direitos Humanos e Educação. Belo Horizonte, MG. Vol. 7, n. 1 (jan./jun.2024), p. 132-151 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Socio-education | en |
dc.subject | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Human rights | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Youth | en |
dc.title | Garantia do direito à educação em contextos socioeducativos : desafios e perspectivas sob a ótica dos direitos humanos | pt_BR |
dc.title.alternative | Socio-education, Education and Human Rights : a literature review | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001213566 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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