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dc.contributor.authorSilva, Dyuliane Kaczan dapt_BR
dc.contributor.authorPerondi, Mauríciopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-20T06:51:37Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2596-1772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282557pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica originária de um trabalho de conclusão de curso, e possui o objetivo de compreender como ocorre a vinculação do conceito de educação com o conceito de direitos humanos a partir de sua visão crítica, identificando como são descritos os contextos de violação ao direito à educação nos trabalhos acadêmicos de ensino superior. Essa busca acontece a partir do recorte do contexto socioeducativo. Como subsidiário teórico do conceito Direitos Humanos, foi utilizado oautor Flores (2008). A análise dos dados está dividida em três grandes dimensões: Educação como um direito; Vulnerabilidade Social e Violência e; Culturas Escolares e Relação da Família com a Educação. O estudo trouxe uma ampla perspectiva sobre a inserção desses adolescentes na escola. A pesquisa demonstra a necessidade da abertura para a expansão da discussão dos direitos humanos nos processos educativos desses adolescentespt_BR
dc.description.abstractThis article is the result of bibliographical research originating from a course completion project, and aims to understand how the concept of education is linked to the concept of human rights from a critical viewpoint, identifying how the contexts of violation of the right to education are described in higher education academic papers. This search is based on the socio-educational context. Flores (2008) was used as a theoretical basis for the concept of human rights. The data analysis is divided into three main dimensions: Education as a right; Social Vulnerability and Violence; and School Cultures and the Family's Relationship with Education. The study provided a broad perspective on the inclusion of these adolescents in school. The research demonstrates the need to expand the discussion of human rights in the educational processes of these adolescents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista SCIAS. Direitos Humanos e Educação. Belo Horizonte, MG. Vol. 7, n. 1 (jan./jun.2024), p. 132-151pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocio-educationen
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectHuman rightsen
dc.subjectEducationen
dc.subjectYouthen
dc.titleGarantia do direito à educação em contextos socioeducativos : desafios e perspectivas sob a ótica dos direitos humanospt_BR
dc.title.alternativeSocio-education, Education and Human Rights : a literature reviewen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001213566pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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