Sistema de identificação de expressões faciais básicas em um editor de texto coletivo
dc.contributor.author | Alves, André Gabriel | pt_BR |
dc.contributor.author | Guizzo, Michele Alda Rosso | pt_BR |
dc.contributor.author | Lorandi, Alexandra | pt_BR |
dc.contributor.author | Behar, Patrícia Alejandra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-20T06:51:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1646-9895 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282553 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo apresenta um sistema de reconhecimento de expressões faciais, para detecção de emoções básicas de estudantes, durante a produção textual. A funcionalidade foi desenvolvida e implementada no editor de textos coletivo denominado ETC, e utiliza técnicas de visão computacional. O sistema apresenta uma janela de detecção de expressões do usuário, e uma página de relatório com dados armazenados ao longo do tempo de edição de um documento. A pesquisa foi dividida em quatro etapas, são elas: fundamentação teórica; escolha de ferramentas e bibliotecas; desenvolvimento da funcionalidade e inclusão no editor de textos; testes com especialistas e análise dos resultados. O estudo concluiu que é possível coletar informações referentes a emoções básicas, por meio de sistemas de visão computacional. O objetivo é apoiar professores no processo de ensino e aprendizagem, a partir das observações dos aspectos afetivos durante a produção textual. Contudo, existem ainda distorções por fatores externos, que dificultam a captação adequada das imagens. | pt_BR |
dc.description.abstract | The study presents a facial expression recognition system for detecting basic emotions in students during text production. The functionality was developed and implemented in the collective text editor called ETC, and uses computer vision techniques. The system presents a window for detecting user expressions and a report page with data stored over the time a document was edited. The research was divided into four stages: theoretical basis; selection of tools and libraries;development of the functionality and inclusion in the text editor; testing with experts and analysis of the results. The study concluded that it is possible to collect information regarding basic emotions through computer vision systems. The objective is to support teachers in the teaching and learning process, based on the observation of affective aspects during text production. However, there are still distortions due to external factors, which make it difficult to capture the images properly. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. Portugal : RISTI, 2023. n. E54, (2024), p. 88-103 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Expression recognition | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Computer vision | en |
dc.subject | Collective text editor | en |
dc.title | Sistema de identificação de expressões faciais básicas em um editor de texto coletivo | pt_BR |
dc.title.alternative | Basic facial expression identification system in a collective text editor | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001213488 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40917)Humanities (7117)