Integração do MOODLE com repositórios abertos
dc.contributor.author | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Alessandra Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Schmitt, Marcelo Augusto Rauh | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-20T06:50:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1413-9936 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282547 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a disseminação da Tecnologia de Informação e Comunicação no ambiente educacional, aliada à proliferação de ferramentas de autoria, a quantidade de material educacional digital sendo produzido aumentou significativamente. Tal situação acarretou a necessidade de ampliar o escopo dos repositórios digitais, com o propósito de incluir, nesses ambientes, conteúdos educacionais digitais produzidos segundo a estratégia de Objetos de Aprendizagem (OA), com vistas a favorecer a disponibilização e a reusabilidade desses conteúdos. Com esse novo escopo, esse tipo de repositório passou a ser conhecido como Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA). A integração dos ROA com Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tem o objetivo de facilitar o uso dos OA por parte dos professores, uma vez que o ambiente no qual os professores atuam mais frequentemente é o AVA. Este artigo apresenta uma estratégia para implementar a integração de ROA com AVA, exemplificando com uma implementação pautada pela estratégia proposta e que levou à integração de um ROA baseado no padrão Learning Object Metadata (LOM) com o AVA Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (MOODLE). | pt_BR |
dc.description.abstract | Information and Communication Technology has been spread out through educational scenery as well as authoring tools proliferation, the amount of digital educational material being produced has meaningfully increased. This situation led to the necessity of expanding the scope of digital repositories aimed at including in these environments digital educationalcontents produced according to the strategy of Learning Objects (LO) in order to foster the availability and reusability from these contents. Within this new scope this type of repository has been known as Learning Object Repositories (LOR). The integration of crowns with Learning Management Systems (LMS) has as goal to facilitate the use of LO by teachers, since the environment in which teachers work more frequently is the LMS. This article presents a strategy to initiate the integration between LOR and AVA illustrating with an implementation strategy guided by the proposal and which led to the integration of an LOR based on the standard LOM with the LMS MOODLE. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte. Vol. 18, n. 1 (jan./mar. 2013), p. Integração do MOODLE com Repositórios Abertos | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Digital repositories | en |
dc.subject | Objeto de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Repositório digital | pt_BR |
dc.subject | Learning objects | en |
dc.subject | Metadata | en |
dc.subject | Learning management system | en |
dc.title | Integração do MOODLE com repositórios abertos | pt_BR |
dc.title.alternative | For a conceptual and methodological framework for the promotion of infocommunication skills | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001213519 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40917)Ciências Humanas (7117)