Burlesco e universidade : experiências criativas e formativas no curso de teatro da UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Tipo
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta e reflete a partir de atividades artísticas e formativas desenvolvidas no curso de graduação em Teatro da UFRGS: a disciplina “Laboratório de Prática Cênica B – Cabaré e Bur-lesco”, em conexão com o “Burlêmicas – Grupo de Pesquisa em Burlesco, Cabaré, Performance e afins” e o evento de extensão “Burlesco: cena, cor-po e política”. Quais os desafios e possibilidades ao aproximarmos a universidade da linguagem festiva e disruptiva do cabaré e do burlesco? Que contribui-ções ...
Este artigo apresenta e reflete a partir de atividades artísticas e formativas desenvolvidas no curso de graduação em Teatro da UFRGS: a disciplina “Laboratório de Prática Cênica B – Cabaré e Bur-lesco”, em conexão com o “Burlêmicas – Grupo de Pesquisa em Burlesco, Cabaré, Performance e afins” e o evento de extensão “Burlesco: cena, cor-po e política”. Quais os desafios e possibilidades ao aproximarmos a universidade da linguagem festiva e disruptiva do cabaré e do burlesco? Que contribui-ções esse flerte pode trazer tanto para a formação de atores, diretores e professores de teatro, quanto para a cena burlesca brasileira? Como conduzir um percurso de criação – cuja característica principal é, além do formato curto e frenético das cenas, a autonomia e a singularidade do artista, em todas as etapas do processo, da concepção à apresentação, passando pela produção, dramaturgia, figurinos, sonoplastia, encenação e atuação – ao longo de um semestre, com um grupo de cerca de 15 pes-soas? Como manter viva a provocação (no inglês, to tease) crítica e sedutora do burlesco, criando um ambiente propício para que, através de envol-ventes stripteases, sejam questionados e burlados padrões de corporalidade, sexualidade, racialidade, afetividade, sensualidade, performatividade, e de relação entre artista e público? O artigo apresenta conclusões e encaminhamentos de uma pesquisa em processo, atento a reverberações múltiplas. ...
Abstract
This article presents and analyzes the activities and artistic and formative results of the first course ded-icated to burlesque at bachelor’s and teaching’s degrees in Brazil, for students of performing arts at UFRGS: the “Scenic Practice Laboratory B – Caba-ret and Burlesque”. The work is directly linked to the research I am currently developing at UFRGS, to the Burlêmicas – burlesque, cabaret and performance art research group, and to the seminar Burlesque: scene, body and politics. What are ...
This article presents and analyzes the activities and artistic and formative results of the first course ded-icated to burlesque at bachelor’s and teaching’s degrees in Brazil, for students of performing arts at UFRGS: the “Scenic Practice Laboratory B – Caba-ret and Burlesque”. The work is directly linked to the research I am currently developing at UFRGS, to the Burlêmicas – burlesque, cabaret and performance art research group, and to the seminar Burlesque: scene, body and politics. What are the challenges and possibilities of bringing the university closer to the language of cabaret and burlesque? The results contribute to the training of actors, directors and the-ater teachers, and also to the strengthening of the Brazilian burlesque scene. How to conduct a cre-ative journey – whose main characteristic is, in ad-dition to the short and frenetic format of the scenes, the autonomy and singularity of the artist, at all stag-es of the process, from conception to presentation, including production, dramaturgy, costumes, sound design, directing and acting – over the course of a semester, with a group of around 15 people? How to keep alive the critical and seductive provocation (to tease) of burlesque, creating a favorable envi-ronment so that, through engaging stripteases, the artists break standards of corporeality, sexuality, ra-ciality, affectivity, sensuality, performativity, and rela-tionship between artist and public? The article pres-ents conclusions and directions from a in process research, paying attention to multiple reverberations. ...
Contido em
Cena. Porto Alegre. v. 42, n. 1 (jan./abr. 2024), p. 1-18
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42352)Linguística, Letras e Artes (2935)
Este item está licenciado na Creative Commons License
