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dc.contributor.advisorMittmann, Solangept_BR
dc.contributor.authorSouza, Aléxia Maria Lopes dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-18T06:56:04Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282474pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, intento analisar discursos que argumentam sobre o que é ser mulher em uma sociedade contemporânea. Os discursos selecionados foram organizados em duas seções: na primeira, estão recortes do filme Barbie (2023), onde destaco o monólogo da personagem humana Glória e a imagem da boneca Barbie Estranha segurando dois tipos de calçados; na segunda, analiso duas charges que abordam as mulheres que assistem ao filme, sendo uma de Sponholz e outrade Quinho – que, aqui, repetem discursos da formação discursiva patriarcal. O quadro teórico e metodológico que orienta esta monografia segue a linha da Análise do Discurso francesa fundada por Michel Pêcheux. Para a análise, recorto e analiso sequências discursivas (SDs) verbais e imagéticas. Todas as SDs produzem, de alguma forma, efeitos de sentido sobre gênero. Mobilizando conceitos para análise perecebo uma teia discursiva, observo que há uma memória discursiva sobre ser mulher, e que os sentidos sobre mulher são produzidos em formações discursivas e posições-sujeito. Além disso, analiso como uma formação discursiva dominante tem o poder de se apropriar de conceitos de uma formação discursiva de minoria.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, I aim to analyze discourses that discuss what it means to be a woman in contemporary society. The selected discourses are organized into two sections: the first one includes excerpts from the movie Barbie (2023), where I highlight the monologue of the human character Glória and the image of Weird Barbie holding two different types of shoes; the second section analyzes two cartoons that depict women watching the movie, one by Sponholz and the other by Quinho – both of which reiterate discourses from the patriarchal discursive formation. The theoretical and methodological framework guiding this thesis follows the French Discourse Analysis approach founded by Michel Pêcheux. For the analysis, I select and examine verbal and visual discursive sequences (DSs). All DSs produce, in some way, effects of meaning regarding gender. By mobilizing concepts for analysis, I perceive a discursive web, observing that there is a discursive memory about being a woman, and that meanings about women are produced within discursive formations and subject-positions. Additionally, I analyze how a dominant discursive formation has the power to appropriate concepts from a minority discursive formation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectFilmept_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectWomanen
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectBarbieen
dc.subjectEntretenimentopt_BR
dc.subjectfemale entertainmenten
dc.titleConstrução do feminino no filme Barbie (2023) e suas representações em chargespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001216315pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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