Leituras das famílias brasileiras no século XIX : o Jornal das Famílias : 1863-1878
Fecha
2002Otro título
Readings of the Brazilian family during the 19th century: The jornal das famílias
Lectures des familles bresiliennes dans le xix eme siècle: Le jornal das famílias
Resumo
O estudo analisa o Jornal de Famílias (1863-1878), editado pela Garnier, no Brasil. Os periódicos — revistas, jornais, boletins, —, além de serem um produto de consumo, são sobretudo um veículo de idéias e mensagens. Fazer a história deste periódico é também fazer a história da propagação de idéias, de hábitos de leitura, de gostos e de preferências literárias. Através dessa publicação é possível analisar o processo educativo e pedagógico presente em seu corpus discursivo. É um discurso que per ...
O estudo analisa o Jornal de Famílias (1863-1878), editado pela Garnier, no Brasil. Os periódicos — revistas, jornais, boletins, —, além de serem um produto de consumo, são sobretudo um veículo de idéias e mensagens. Fazer a história deste periódico é também fazer a história da propagação de idéias, de hábitos de leitura, de gostos e de preferências literárias. Através dessa publicação é possível analisar o processo educativo e pedagógico presente em seu corpus discursivo. É um discurso que permite a formação de outros discursos, enunciados que ecoam e reverberam efeitos no dia-a-dia, na reconstrução cotidiana de laços sociais, na identidade de leitor/leitora, que tecem e homogeneizam a memória de uma época. O que interessa é a historicidade desses processos discursivos destinados a forjar a mulher brasileira, na segunda metade do século XIX. Nessa perspectiva, pretende-se analisar os saberes privilegiados destinados às famílias brasileiras. ...
Abstract
This study analyzes the publication Jornal das Famílias, which was released to the Brazilian press by Garnier. Publications such as magazines, newspapers, and bulletins are a vehicle for ideas and messages more than just a consume product. By telling the story of this specific publication we are also telling the story of the dissemination of ideas, reading habits, tastes, and preferences. It is also possible to analyse the pedagogical and educative processes presented in its discursive corpus. ...
This study analyzes the publication Jornal das Famílias, which was released to the Brazilian press by Garnier. Publications such as magazines, newspapers, and bulletins are a vehicle for ideas and messages more than just a consume product. By telling the story of this specific publication we are also telling the story of the dissemination of ideas, reading habits, tastes, and preferences. It is also possible to analyse the pedagogical and educative processes presented in its discursive corpus. Such discourse allows the formation of other discourses that echo and reverberate their effects on thedaily life, on the daily reconstruction of social bonds and on the reader's identity also building and homogenizing the memory of a specific time. It is of our interest the historicity of such discursive processes which intended to forge the Brazilian woman on the second half of the 19th century. We intend to analyse the privileged knowledge of the Brazilian families. ...
Résumé
L’étude analyse le Jornal das Famílias, édité par Garnier au Brésil. Les périodiques — revues, journaux, bulletins — en outre d’être un produit de consummation, ce sont surtout un véhicule d’idées et messages. Faire l’histoire de cette revue c’est aussi faire l’histoire de la propagation d’idées, d’habitudes de lecture, des goûts et de préférences littéraires. A travers cette publication c’est possible l’analyse du processus éducatif et pédagogique dans le corpus discursif. C’est un discours qu ...
L’étude analyse le Jornal das Famílias, édité par Garnier au Brésil. Les périodiques — revues, journaux, bulletins — en outre d’être un produit de consummation, ce sont surtout un véhicule d’idées et messages. Faire l’histoire de cette revue c’est aussi faire l’histoire de la propagation d’idées, d’habitudes de lecture, des goûts et de préférences littéraires. A travers cette publication c’est possible l’analyse du processus éducatif et pédagogique dans le corpus discursif. C’est un discours qui permet la formation d’autres discours, énoncés qui répercutent et retentissent des idées dans le jour, dans la reconstruction quotidienne des liens sociaux, dans l’identité de lecteur/lectrice, qui tissent et homogénisent la memoire d’une époque. Le but de cette étude c’est l’historie des processus discoursifs destinés à forger la femme brésilienne, dans la seconde moitié du XIXème siècle. Dans cette perspective, on prétend d’analyser les savoirs privilégies destinés aux familles brésiliennes. ...
En
Revista portuguesa de educação. Braga, Portugal. Vol. 15, n. 2 (2002), p. 169-214
Origen
Estranjero
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License