Mostrar el registro sencillo del ítem
Formas de apresentação : exposições, montagens e lugares impossíveis
dc.contributor.author | Fervenza, Hélio Custódio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T06:57:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282339 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto trata das exposições Prosa de Jardim (2007-2008) e Local Extremo (2016), que integram o exercício experimental e prático de minha atividade artística, a partir de onde relacionam e desenvolvem o campo teórico da pesquisa. As exposições analisadas estão associadas a uma pesquisa em arte e a uma prática artística intrínseca, que se interroga em muitos momentos sobre o papel das exposições na concepção artística das obras. Foram estudadas então as formas de apresentação das obras envolvidas, a relação entre elas e o lugar expositivo e o papel da montagem na articulação do sentido e na constituição da visualidade. Nas exposições tratadas, a forma de apresentação e a montagem dos elementos que as constituíam — e que remetiam a lugares que não mais existiam ou que se encontravam muito distantes entre si —, possibilitou a criação de espaços que só existiam ali naquelas circunstâncias expositivas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This text examines the exhibitions Prosa de Jardim (“Garden Prose”, 2007-2008) and Local Extremo (“Extreme Place”, 2016), comprised in the experimental and practical explorations of my artistic activity, to which they relate and from where they develop their theoretical field of research. The exhibitions examined here relate to an artistic research and its intrinsic artistic praxis, which revolves mainly around inquiring into the role of exhibitions in the artistic conception of the works. The object of study were the forms of presentation of the artworks, the relationship between them and the place of exhibition, as well as the role of montage in the articulation of meaning and the construction of visuality. In the analyzed exhibitions the form or presentation and the montage of its constituent elements – which alluded to places which no longer exist or which were very far apart – allowed the creation of spaces which existed only under those exhibitional circumstances. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | MODOS : Revista de História da Arte. Campinas : UNICAMP, 2018. Vol. 2, n. 1 (2018); p.204-219 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Exposições | pt_BR |
dc.subject | Forms of presentation; | en |
dc.subject | Impossible place. | en |
dc.subject | Montagem (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Space | en |
dc.subject | Formas de apresentação : Arte | pt_BR |
dc.subject | Espaço (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Exhibition | en |
dc.subject | Pesquisa em arte : Brasil | pt_BR |
dc.subject | Mounting | en |
dc.subject | Prática artística | pt_BR |
dc.subject | Lugar | pt_BR |
dc.title | Formas de apresentação : exposições, montagens e lugares impossíveis | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001059737 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

-
Artículos de Periódicos (43428)Lingüística, Letras y Artes (2982)