Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFervenza, Hélio Custódiopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-12T06:57:32Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282339pt_BR
dc.description.abstractEste texto trata das exposições Prosa de Jardim (2007-2008) e Local Extremo (2016), que integram o exercício experimental e prático de minha atividade artística, a partir de onde relacionam e desenvolvem o campo teórico da pesquisa. As exposições analisadas estão associadas a uma pesquisa em arte e a uma prática artística intrínseca, que se interroga em muitos momentos sobre o papel das exposições na concepção artística das obras. Foram estudadas então as formas de apresentação das obras envolvidas, a relação entre elas e o lugar expositivo e o papel da montagem na articulação do sentido e na constituição da visualidade. Nas exposições tratadas, a forma de apresentação e a montagem dos elementos que as constituíam — e que remetiam a lugares que não mais existiam ou que se encontravam muito distantes entre si —, possibilitou a criação de espaços que só existiam ali naquelas circunstâncias expositivas.pt_BR
dc.description.abstractThis text examines the exhibitions Prosa de Jardim (“Garden Prose”, 2007-2008) and Local Extremo (“Extreme Place”, 2016), comprised in the experimental and practical explorations of my artistic activity, to which they relate and from where they develop their theoretical field of research. The exhibitions examined here relate to an artistic research and its intrinsic artistic praxis, which revolves mainly around inquiring into the role of exhibitions in the artistic conception of the works. The object of study were the forms of presentation of the artworks, the relationship between them and the place of exhibition, as well as the role of montage in the articulation of meaning and the construction of visuality. In the analyzed exhibitions the form or presentation and the montage of its constituent elements – which alluded to places which no longer exist or which were very far apart – allowed the creation of spaces which existed only under those exhibitional circumstances.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMODOS : Revista de História da Arte. Campinas : UNICAMP, 2018. Vol. 2, n. 1 (2018); p.204-219pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExposiçõespt_BR
dc.subjectForms of presentation;en
dc.subjectImpossible place.en
dc.subjectMontagem (Arte)pt_BR
dc.subjectSpaceen
dc.subjectFormas de apresentação : Artept_BR
dc.subjectEspaço (Arte)pt_BR
dc.subjectExhibitionen
dc.subjectPesquisa em arte : Brasilpt_BR
dc.subjectMountingen
dc.subjectPrática artísticapt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.titleFormas de apresentação : exposições, montagens e lugares impossíveispt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001059737pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples