Ôrí em travessia : cinema nacional e representação das mulheres negras
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho busca analisar o impacto das produções cinematográficas Ôrí (1989) e Travessia (2015) na representação das mulheres negras. Utilizando uma abordagem qualitativa, foi conduzida uma revisão bibliográfica baseada em conceitos de autores como Stuart Hall, bell hooks e Lélia Gonzalez. Como ferramenta de apoio, a análise fílmica examina elementos visuais, narrativos e simbólicos dos filmes. Os resultados indicam que os filmes desafiam representações estereotipadas e contribuem para a re ...
Este trabalho busca analisar o impacto das produções cinematográficas Ôrí (1989) e Travessia (2015) na representação das mulheres negras. Utilizando uma abordagem qualitativa, foi conduzida uma revisão bibliográfica baseada em conceitos de autores como Stuart Hall, bell hooks e Lélia Gonzalez. Como ferramenta de apoio, a análise fílmica examina elementos visuais, narrativos e simbólicos dos filmes. Os resultados indicam que os filmes desafiam representações estereotipadas e contribuem para a reconstrução de novos significados para papéis das mulheres negras no cinema nacional. Em conclusão, Ôrí e Travessia se mostram fundamentais para novos regimes representacionais da identidade negra, pelo ponto de vista das próprias mulheres negras. ...
Abstract
The goal of this study is to analyze the impact of the movies Ôrí (1989) and Travessia (2015) on the representation of black women. Employing a qualitative approach, it includes a literature review based on concepts from scholars such as Stuart Hall, bell hooks, and Lélia Gonzalez. Film analysis serves as a supporting tool to examine visual, narrative, and symbolic elements of the movies. The findings suggest that these movies challenge stereotypical representations, and contribute to the recon ...
The goal of this study is to analyze the impact of the movies Ôrí (1989) and Travessia (2015) on the representation of black women. Employing a qualitative approach, it includes a literature review based on concepts from scholars such as Stuart Hall, bell hooks, and Lélia Gonzalez. Film analysis serves as a supporting tool to examine visual, narrative, and symbolic elements of the movies. The findings suggest that these movies challenge stereotypical representations, and contribute to the reconstruction of new meanings for the roles of black women in Brazilian cinema. In conclusion, Ôrí and Travessia are pivotal in establishing new representational regimes of black identity from the perspective of black women themselves. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana. Curso de Psicologia.
Coleções
-
TCC Psicologia (447)
Este item está licenciado na Creative Commons License