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dc.contributor.authorRomanini, Moisespt_BR
dc.contributor.authorMaceda, Milenapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-06T06:42:13Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1984-3178pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282137pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira os cursos da área da saúde de uma universidade comunitária do interior do Rio Grande do Sul vêm construindo e incorporando à formação dos estudantes a discussão sobre a acessibilidade atitudinal. Para isto, foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas sobre o tema com coordenadores da área da saúde de uma Universidade Comunitária. As entrevistas, gravadas e transcritas com o consentimento dos participantes, foram examinadas a partir da Análise Temática de Conteúdo. Desta análise, resultaram três categorias: 1) Concepções sobre inclusão e acessibilidade atitudinal no ensino superior; 2) As estratégias dos cursos na construção da acessibilidade atitudinal; e 3) Desafios e perspectivas para a construção de uma cultura da acessibilidade dentro da universidade. A partir deste estudo, os coordenadores tiveram a oportunidade de repensar algumas práticas e/ou incorporar estratégias que até antes não haviam pensado.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to comprehend how the courses in the health area of a Community university in the interior of Rio Grande do Sul have been building and incorporating into the training of students the discussion on attitudinal accessibility. In this regard, seven semi-structured interviews were carried out about the theme with coordinators of the health area of the Community University. The interviews, recorded and transcribed with the consent of the participants, were examined from the Thematic Content Analysis. Of this analysis, three categories resulted from it: 1) Conceptions on inclusion and attitudinal accessibility in higher education; 2) The strategies of the courses in the construction of attitudinal accessibility; and 3) Challenges and perspectives in building a culture of accessibility within the university. From this study, the coordinators had the opportunity to rethink some practices and/or incorporate strategies that they had not previously thought about.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educação, Artes e Inclusão. Florianópolis. Vol. 18 (2022), e0025, 29 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subject​School psychologyen
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAttitudinal accessibilityen
dc.subjectFormação dos profissionais de saúdept_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleO processo de construção da acessibilidade atitudinal em cursos da área de saúde de uma universidade comunitária : contribuições da Psicologia Escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe attitudinal accessibility construction process incourses of the community university health area : contributions of school psychologyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001213062pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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