O processo de construção da acessibilidade atitudinal em cursos da área de saúde de uma universidade comunitária : contribuições da Psicologia Escolar
dc.contributor.author | Romanini, Moises | pt_BR |
dc.contributor.author | Maceda, Milena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T06:42:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-3178 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282137 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira os cursos da área da saúde de uma universidade comunitária do interior do Rio Grande do Sul vêm construindo e incorporando à formação dos estudantes a discussão sobre a acessibilidade atitudinal. Para isto, foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas sobre o tema com coordenadores da área da saúde de uma Universidade Comunitária. As entrevistas, gravadas e transcritas com o consentimento dos participantes, foram examinadas a partir da Análise Temática de Conteúdo. Desta análise, resultaram três categorias: 1) Concepções sobre inclusão e acessibilidade atitudinal no ensino superior; 2) As estratégias dos cursos na construção da acessibilidade atitudinal; e 3) Desafios e perspectivas para a construção de uma cultura da acessibilidade dentro da universidade. A partir deste estudo, os coordenadores tiveram a oportunidade de repensar algumas práticas e/ou incorporar estratégias que até antes não haviam pensado. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aimed to comprehend how the courses in the health area of a Community university in the interior of Rio Grande do Sul have been building and incorporating into the training of students the discussion on attitudinal accessibility. In this regard, seven semi-structured interviews were carried out about the theme with coordinators of the health area of the Community University. The interviews, recorded and transcribed with the consent of the participants, were examined from the Thematic Content Analysis. Of this analysis, three categories resulted from it: 1) Conceptions on inclusion and attitudinal accessibility in higher education; 2) The strategies of the courses in the construction of attitudinal accessibility; and 3) Challenges and perspectives in building a culture of accessibility within the university. From this study, the coordinators had the opportunity to rethink some practices and/or incorporate strategies that they had not previously thought about. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Educação, Artes e Inclusão. Florianópolis. Vol. 18 (2022), e0025, 29 f. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School psychology | en |
dc.subject | Psicologia social | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | en |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Attitudinal accessibility | en |
dc.subject | Formação dos profissionais de saúde | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | O processo de construção da acessibilidade atitudinal em cursos da área de saúde de uma universidade comunitária : contribuições da Psicologia Escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | The attitudinal accessibility construction process incourses of the community university health area : contributions of school psychology | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001213062 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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