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dc.contributor.authorMarchand, Patrícia Souzapt_BR
dc.contributor.authorBairros, Mariângela Silveirapt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Júlia Soarespt_BR
dc.date.accessioned2024-12-06T06:41:42Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1982-3207pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282116pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, realizou-se uma análise da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, sua relação com a Lei 13.415 de 2017, que institui a reforma do Ensino Médio, e com as diretrizes instituídas pelo Banco Mundial para a educação brasileira - expressas no documento intitulado de “Um ajuste justo: Análise da efi ciência e equidade do gasto público no Brasil”, publicado em novembro de 2017. Não há como desvincular a BNCC da reforma do ensino médio e das diretrizes instituídas pelo Banco Mundial. Destaca-se que o foco do debate nacional deve estar centrado na revogação da Lei 13.415 de 2017 e da EC 95/2017, e não apenas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.description.abstractIn this article, an analysis of High School National Curricular Common Base is made relating to the Law 13.415 of 2017, which establishes the High School Reform, with the guidelines established by of The World Bank to the Brazilian education expressed in the document entitled “A fair adjustment: Analysis of effi ciency and equity of the public ex-penses in Brazil”, published in November of 2017. There is no way to unlink the NCCB (National Curricular Common Base) from the High School Reform and from the guide-lines established by the World Bank. We highlight that the focus of the debate must be centered, not only into the NCCB, but in the revocation of the Law 13.415 of 2017 and the Constitutional Amendment 95/2017en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPolíticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 11, n.2 (2018), p. 69-88pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectNational Curricular Common Baseen
dc.subjectEducational policiesen
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectEducational legislationen
dc.titleA Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, as definições do Banco Mundial e os desafios da educação pública no Brasilpt_BR
dc.title.alternativePedagogical coordinators’ formative process: contributions to a democratic school managementen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001213161pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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