A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, as definições do Banco Mundial e os desafios da educação pública no Brasil
dc.contributor.author | Marchand, Patrícia Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Bairros, Mariângela Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Amaral, Júlia Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T06:41:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-3207 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282116 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo, realizou-se uma análise da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, sua relação com a Lei 13.415 de 2017, que institui a reforma do Ensino Médio, e com as diretrizes instituídas pelo Banco Mundial para a educação brasileira - expressas no documento intitulado de “Um ajuste justo: Análise da efi ciência e equidade do gasto público no Brasil”, publicado em novembro de 2017. Não há como desvincular a BNCC da reforma do ensino médio e das diretrizes instituídas pelo Banco Mundial. Destaca-se que o foco do debate nacional deve estar centrado na revogação da Lei 13.415 de 2017 e da EC 95/2017, e não apenas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.description.abstract | In this article, an analysis of High School National Curricular Common Base is made relating to the Law 13.415 of 2017, which establishes the High School Reform, with the guidelines established by of The World Bank to the Brazilian education expressed in the document entitled “A fair adjustment: Analysis of effi ciency and equity of the public ex-penses in Brazil”, published in November of 2017. There is no way to unlink the NCCB (National Curricular Common Base) from the High School Reform and from the guide-lines established by the World Bank. We highlight that the focus of the debate must be centered, not only into the NCCB, but in the revocation of the Law 13.415 of 2017 and the Constitutional Amendment 95/2017 | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Políticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 11, n.2 (2018), p. 69-88 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | National Curricular Common Base | en |
dc.subject | Educational policies | en |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educational legislation | en |
dc.title | A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, as definições do Banco Mundial e os desafios da educação pública no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical coordinators’ formative process: contributions to a democratic school management | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001213161 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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