Os Tehêys Pataxoop e as belas palavras Guarani : educação e divulgação de Ciências Físicas e Humanas (com) perspectivas indígenas
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Assunto
Resumo
Tendo como base a Proposta Metodológica dos Tehêys, de Dona Liça Pataxoop, e a Pedagogia das Belas Palavras, dos povos Guarani, apresentamos reflexões sobre como podemos construir caminhos metodológicos de pesquisa, com e sobre indígenas, na relação intercultural com os paradigmas das ciências físicas (astronomia e física) e humanas (geografia e história). Articulamos ideias sobre como o projeto de Educação das Relações Étnico-Raciais pode potencializar o diálogo entre distintos campos do conhe ...
Tendo como base a Proposta Metodológica dos Tehêys, de Dona Liça Pataxoop, e a Pedagogia das Belas Palavras, dos povos Guarani, apresentamos reflexões sobre como podemos construir caminhos metodológicos de pesquisa, com e sobre indígenas, na relação intercultural com os paradigmas das ciências físicas (astronomia e física) e humanas (geografia e história). Articulamos ideias sobre como o projeto de Educação das Relações Étnico-Raciais pode potencializar o diálogo entre distintos campos do conhecimento a partir da criatividade de pensadores indígenas para construir programas robustos de educação. ...
Abstract
Based on the Methodological Proposal of the Tehêys, by Dona Liça Pataxoop, and the Pedagogy of Beautiful Words, by the Guarani people, we present reflections on how we can build methodological paths of research, with and about indigenous people, in the intercultural relationship with the paradigms of the physical (astronomy and physics) and humanity (geography and history) sciences. We articulate ideas on how the Ethnic-Racial Relations Education project can enhance dialogue between dif erent f ...
Based on the Methodological Proposal of the Tehêys, by Dona Liça Pataxoop, and the Pedagogy of Beautiful Words, by the Guarani people, we present reflections on how we can build methodological paths of research, with and about indigenous people, in the intercultural relationship with the paradigms of the physical (astronomy and physics) and humanity (geography and history) sciences. We articulate ideas on how the Ethnic-Racial Relations Education project can enhance dialogue between dif erent fields of knowledge based on the creativity of indigenous thinkers to build robust education programs. ...
Contido em
Espaço Ameríndio. Porto Alegre, RS. Vol. 18, n. 2 (maio/ago. 2024), p. 37-58
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40917)Ciências Exatas e da Terra (6197)
Este item está licenciado na Creative Commons License