Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMachado, Luís Antônio Licks Misselpt_BR
dc.contributor.authorSoares, Fabríciopt_BR
dc.contributor.authorNunes, Miriam dos Santospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Fernanda dapt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T06:51:23Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2319-0868pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282056pt_BR
dc.description.abstractO artigo identifica como a teoria da aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL) é fundamentada pela teoria construtivista de Piaget e sócio-construtivista de Vygotsky, além darelação com outras teoriasquesalientam a importância da interação social no processo de aprendizagem. Éfundamental queos professores da Educação Básica e EnsinoSuperior crieme incorporematividades construtivistas às suas estratégias de ensino, integrando recursos computacionais para promover a aprendizagem colaborativa entre os alunos. Por fim, o artigo aborda o potencial de aplicação da CSCL com o metaverso, um ambiente virtual que pode promoveraprendizagem, destacando experimentos ondealunos podem interagir colaborando, criando e aprendendo.pt_BR
dc.description.abstractThe article identifies how theory of computer-supported collaborative learning (CSCL) is based on Piaget's constructivist and Vygotsky's social-constructivist theories, and the relationship with other theories that highlight the importance of social interaction in the learning process. It is essential that teachers in basic education and higher education create and incorporate constructivist activities into their teaching strategies, integrating computational resources to promote collaborative learning among students. Finally, the article addresses the potential application of CSCL with the metaverse, a virtual environment that can promote learning, highlighting experiments where students can interact, collaborating, creating and learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 58. n. 58 (2024), e1343, p. 1-24pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational theoriesen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCSCLen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectTeoria da educaçãopt_BR
dc.subjectMetaverseen
dc.titleTeorias educacionais subsidiadoras e subsidiárias aprendizagem colaborativa suportada por computadorpt_BR
dc.title.alternativeSubsidiary educational theories and subsidiaries to computer supported collaborative learning en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001211919pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem