Diminuindo distâncias e realizando sonhos : o uso da tecnologia na formação de ACS e ACE em locais de difícil acesso
dc.contributor.author | Wagner, Saionara Araujo | pt_BR |
dc.contributor.author | Knauth, Daniela Riva | pt_BR |
dc.contributor.author | Pires, Fabiana Schneider | pt_BR |
dc.contributor.author | Raizer, Leandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Teixeira, Luciana Barcellos | pt_BR |
dc.contributor.author | Costella, Roselane Zordan | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T06:51:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282047 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação de cursos técnicos de ACS e ACE, do Programa Saúde com Agente, em lugares de difícil acesso, utilizando-se de recursos tecnológicos. Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades dapreceptoria para estudantes em localidades muito distantes, que não receberam a preceptoria tradicional desenhada para o programa. As atividades foram realizadas por meio de metodologias ativas, com o uso de dispositivos tecnológicos em ambientes virtuaisde aprendizagem, que oportunizaram reflexões sobre conceitos e socialização de experiências de diferentes realidades dos estudantes, a partir de atividades realizadas no cotidiano dos territórios. Como resultado apresenta-se a estrutura da experiência e aanálise da realidade espacial dos participantes do curso. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to contemplate the formation of technical courses for Community Health Workers and Endemic Disease Control Agent, within the Saúde com AgenteProgram, in hard-to-reach areas, employing technological resources. The experience encompasses the scope of preceptorship formation across different regions of the country, utilizing active methodologies with the use of technological devices in virtual learning environments, facilitating reflections on concepts and the sharing of experiences from various student realities, stemming from everyday activities within the territory. Consequently, the article presents the structure of the experience and an analysis of the spatial reality of course participants. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n. 2 (2024), p. 531-541 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | en |
dc.subject | Educational technology | en |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Virtual learning environments | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Preceptoria | pt_BR |
dc.subject | Preceptorship | en |
dc.title | Diminuindo distâncias e realizando sonhos : o uso da tecnologia na formação de ACS e ACE em locais de difícil acesso | pt_BR |
dc.title.alternative | Reducing distances and making dreams come true: the use of technology in training ACS and ACE in difficult-to-access places | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212173 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40917)Ciências Agrárias (4006)
-
Artigos de Periódicos (40917)Ciências Humanas (7117)