Mostrar el registro sencillo del ítem
Formação de mediadores de leitura de literatura infantil : alguns conhecimentos de base
dc.contributor.author | Silva, Lílian Carine Madureira Vieira da | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Marília Forgearini | pt_BR |
dc.contributor.author | Melo, Camila Alves de | pt_BR |
dc.contributor.author | Sperrhake, Renata | pt_BR |
dc.contributor.author | Martini, Júlia Soares | pt_BR |
dc.contributor.author | Geller, Joana Wurth | pt_BR |
dc.contributor.author | Quadros, Giovanna Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T06:51:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2357-9234 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282036 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto tematiza a importância das experiências leitora e mediadora, bem como as especificidades da textualidade e da ação leitora implicadas na realização de uma experiência de mediar a aproximação do leitor ao texto literário. Para balizar essa discussão parte-se da pergunta: quais conhecimentos servem de base para o desenvolvimento de mediadores de leitura literária? Elabora-se a resposta a partir da análise das ações e conhecimentos entendidos como necessários para o fazer da mediação da leitura literária e que foram base para a organização de um curso de extensão no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O curso aconteceu em duas edições no ano de 2021, foi ministrado por docentes da FACED/UFRGS e por estudantes de pós-graduação e teve como público-alvo professoras das etapas iniciais da Educação Básica e bibliotecárias atuantes em instituições públicas ou comunitárias. Dentre os conhecimentos elencados nas análises deste texto, sobressaem-se os seguintes elementos: 1) a especificidade do texto literário; 2) o ensino da compreensão de leitura literária; 3) a problematização sobre os temas que permeiam os livros literários, mas que não podem ser critério principal de escolha; e 4) a complexidade da ação do mediador para aproximar livro e leitor promovendo a produção de sentidos a partir desse encontro. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper discusses the importance of reading and mediating experiences, as well as the specificities of textuality and reading action involved in mediating the reader's approach to the literary text. This discussion is based on the question: what knowledge serves as a basis for the development of literary reading mediators? The answer is based on an analysis of the actions and knowledge considered necessary to mediate literary reading and which were the basis for the organization of an extension course atthe School of Education of the Federal University of Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). The course had two editions in 2021, was taught by FACED/UFRGS teachers and graduate students, and its target audience was teachers and librarians working in public or community institutions. Among the knowledge listed in the analyses of this text, the following elements stand out: 1) the specificity of the literary text; 2) the teaching of literary reading comprehension; 3) the problematization of the themes that permeate literary books, but that cannot be the main criterion for choice; and 4) the complexity of the mediator's action to bring book and reader together, promoting the production of meaning from this encounter. | en |
dc.description.abstract | En este artículo se discute la importancia de la experiencia lectora y mediadora, así como las especificidades de la textualidad y de la acción lectora implicadas en la mediación de la aproximación del lector al texto literario. Esta discusión se basa en la pregunta: ¿qué conocimiento es la base para el desarrollo de mediadores de lectura literaria? La respuesta se fundamenta en el análisis de las acciones y saberes considerados necesarios para mediar la lectura literaria y que sirvieron de base para la organización de un curso de extensión. Entre los saberes enumerados en el análisis de este texto, se destacan los siguientes elementos: 1) la especificidad del texto literario; 2) la enseñanza de la comprensión de lectura literaria; 3)la problematización de temas que permean los libros literarios, pero que no pueden ser el principal criterio de elección; y 4) la complejidad de la acción del mediador para acercar libro y lector y promover la producción de sentido a partir de este encuentro. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Claraboia. Jacarezinho, PR. N. 20 (jul./dez. 2023) p. 182-194 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Training mediators | en |
dc.subject | Lectura | es |
dc.subject | Literatura infantil | es |
dc.subject | Formación de mediadores | es |
dc.title | Formação de mediadores de leitura de literatura infantil : alguns conhecimentos de base | pt_BR |
dc.title.alternative | Training children's literature reading mediators : some background knowledge | en |
dc.title.alternative | Formación de mediadores de lectura de literatura infantil : algunos conocimientos básicos | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211620 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40917)Ciencias Humanas (7117)