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dc.contributor.authorFischer, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.contributor.authorAlmansa, Sandra Espinosapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T06:51:00Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1517-9869pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282033pt_BR
dc.description.abstractO artigo trata de uma pesquisa com estudantes universitários das áreas de Pedagogia e Comunicação em uma universidade pública, tendo como foco narrativas fílmicas e a produção textual de jovens a partir de experiênciaspessoal e coletiva com imagens de alteridade. Discute-se o pressuposto de que o cinema exige o outro e que é possível viver uma partilha do sensível no interior de experimentações didáticas, ocupadas com a formação ética e estética de estudantes.Seguindo pensadores como Michel Foucault, Roland Barthes, Marie-José Mondzain, Jacques Rancière e Georges Didi-Huberman, tratamos de questões relativas aos temas foucaultianos da escrita de si e da estética da existência, com foco na experiência do sujeito-espectador.pt_BR
dc.description.abstractThis paper deals with research with university students, in the areas of Pedagogy and Communication, at a public university, focusing on film narratives and the textual production of young people, based on a personal and collective experience with images of otherness. The assumption is that cinema demands the other and that it is possible to experience the sensible sharing, in didactic experiments, concerned with the ethical and aesthetic education of students. Following thinkers such as Michel Foucault, Roland Barthes, Marie-José Mondzain, Jacques Rancière and Georges Didi-Huberman, we deal with issues related to Foucault's themes of self-writing and the aesthetics of existence, focusing on the experience of the subject-spectator.en
dc.description.abstractEl artículo aborda una investigación con estudiantes universitarios en las áreas de Pedagogía y Comunicació, de una universidad pública, centrándose en las narrativas cinematográficas y la producción textual de jóvenes a partir de experienciaspersonal y colectiva con imágenes de alteridad. Se discute el supuesto de que el cine exige al otro y que es posible experimentar un compartir de lo sensible en el interiorde experimentacionesdidácticas, preocupados por la formación ética y estética de los estudiantes. Siguiendo a pensadores como Michel Foucault, Roland Barthes, Marie-José Mondzain, Jacques Rancière y Georges Didi-Huberman, abordamos cuestiones relacionadas con los temas foucaultianos de la escritura de sí y la estética de la existencia, centrándonosen la experiencia del sujeto-espectador.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação : teoria e prática. Rio Claro, SP. Vol. 34, n.68 (2024), p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCinema. Image. Spectator. Writing of self. Othernessen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectImage.en
dc.subjectSpectatoren
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectWriting of selfen
dc.subjectOthernessen
dc.subjectCinees
dc.subjectImagenes
dc.subjectEspectadores
dc.subjectAlteridades
dc.subjectEscritura de síes
dc.titleCinema, escrita de si e alteridade : experimentações com jovens universitáriospt_BR
dc.title.alternativeCinema, self-writing and otherness experiments with young university studentsen
dc.title.alternativeCine, escritura de sí y alteridad : experimentaciones con jóvenes universitarioses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001212670pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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