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dc.contributor.advisorGaya, Adroaldo Cezar Araujopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Naildo Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-12-03T06:52:03Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281921pt_BR
dc.description.abstractObjetivou-se nesta tese adaptar um instrumento ao contexto brasileiro que avalie o suporte parental para prática de atividade física de crianças e adolescentes. O processo de desenvolvimento do instrumento foi baseado na Escala de Suporte para Atividade (Activity Support Scale) versão tailandesa (ACTS-TW) e seguiu dois momentos: 1) O processo de adaptação e 2) o processo de validação. O processo de adaptação seguiu quatro etapas: (1) tradução do instrumento do idioma de origem para o idioma-alvo, (2) realização da síntese das versões traduzidas, (3) análise da versão sintetizada por juízes experts, (4) Avaliação pelo público-alvo. O processo de validação seguiu as recomendações propostas pelos Standards for Educational and Psychological Testing. Foram consideradas as seguintes evidências: a) validade de conteúdo; b) teste-reteste e c) validade de construto e d) confiabilidade composta. Esta tese caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa e corte transversal. O processo de adaptação da Escala de Suporte Parental para Atividade Física (Activity Support Scale) versão brasileira (ACTS-BR) iniciou-se após realização de uma revisão de escopo conduzida por Silva et al. (2024). De forma sistematizada, identificamos o estudo de Lin et al., (2019), o qual continha itens que teoricamente contemplavam o problema de pesquisa dessa tese. Para a tradução do idioma de origem para o idioma alvo, dois tradutores bilíngues com formação em Educação Física e experiência em escrita científica foram convidados. Após realizada a síntese das traduções, um comitê composto por cinco juízes com experiência no construto do suporte parental e da atividade física foram convidados para avaliar a clareza, pertinência e relevância dos itens. Duzentas e quarenta e seis versões online foram preenchidas, na etapa da avaliação da população-alvo (taxa de resposta: 100%; pais: 97,1%; idade média dos pais: 37,35+8,58 anos). A maioria dos pais tinham pós-graduação (44,7%) e recebiam mais de R$5.100,00 (30,5%). As duzentas e quarenta e seis crianças e adolescentes tinham em média 10,3 anos, sendo a maioria do sexo masculino. Todos os itens analisados pelos especialistas atenderam ao critério de coeficiente de validade de conteúdo (CVC) > 0,80. A estabilidade do instrumento foi aceitável (>0.60), indicando correlações moderadas (regulação) a muito forte (suporte logístico). Esses resultados mostraram estabilidade adequada dos itens. O terceiro modelo testado foi o único que apresentou índices de ajuste adequados incluindo o RMSEA (X2 /df =1,71; CFI = 0.99; TLI = 0.98; RMSEA = 0.05; WRMR = 0.05), cargas fatoriais (variando de 0.50 a 0.92) e índices de ajustes gerais adequados entre os pais ou responsáveis brasileiros no que diz respeito às estratégias de suporte parental para promover atividade física dos seus filhos. Quando analisada a fidedignidade composta total do modelo, obtivemos índices aceitáveis (0.93). Portanto, este novo instrumento, adaptado à cultura brasileira, pode ajudar a compreender as opiniões dos pais sobre a prática de atividade física dos filhos, a fonte de suporte mais comum, como a relação entre o suporte parental e a prática de atividade física de crianças e adolescentes se estabelece. As características psicométricas e a fácil administração tornam-no, agora, um questionário útil para uso em escolas e pesquisas futuras.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this thesis was to adapt an instrument to assess parental support for physical activity among children and adolescents. The instrument development process was based on the Thai version of the Activity Support Scale (ACTS-TW) and followed two stages: 1) adaptation process and 2) validation process. The adaptation process followed four stages: (1) translation of the instrument from the source language to the target language, (2) synthesis of the translated versions, (3) analysis of the synthesized version by expert judges, (4) evaluation by the target audience. The validation process followed the recommendations proposed by the Standards for Educational and Psychological Testing. The following evidence was considered: a) content validity; b) test-retest and c) construct validity and d) composite reliability. This thesis is characterized as exploratory research, with a quantitative and cross-sectional approach. The process of adapting the Brazilian version of the Activity Support Scale (ACTS-BR) began after a scoping review conducted by Silva et al. (2024). In a systematic way, we identified the study by Lin et al., (2019), which contained items that theoretically addressed the research problem of this thesis. Two bilingual translators with degrees in Physical Education and experience in scientific writing were invited to translate the scale from the source language to the target language. After the translations were synthesized, a committee composed of five judges with experience in the construct of parental support and physical activity were invited to evaluate the clarity, relevance, and pertinence of the items. Two hundred and forty-six online versions were completed in the target population assessment stage (response rate: 100%; parents: 97.1%; average age of parents: 37.35+8.58 years). Most parents had postgraduate degrees (44.7%) and earned more than R$5,100.00 (30.5%). The two hundred and forty-six children and adolescents were on average 10.3 years old, and the majority were male. All items analyzed by the experts met the content validity coefficient (CVC) criterion > 0.80. The stability of the instrument was acceptable (> 0.60), indicating moderate (regulation) to very strong (logistic support) correlations. These results showed adequate stability of the items. The third model tested was the only one that presented adequate adjustment indices, including RMSEA (X2/df = 1.71; CFI = 0.99; TLI = 0.98; RMSEA = 0.05; WRMR = 0.05), factor loadings (ranging from 0.50 to 0.92), and adequate general adjustment indices among Brazilian parents or guardians regarding parental support strategies to promote physical activity in their children. When analyzing the total composite reliability of the model, we obtained acceptable indices (0.93). Therefore, this new instrument, adapted to Brazilian culture, can help understand parents' opinions about their children's physical activity, the most common source of support, and how the relationship between parental support and the practice of physical activity in children and adolescents is established. The psychometric characteristics and easy administration make it a useful questionnaire for use in schools and future research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectParental supporten
dc.subjectApoio familiarpt_BR
dc.subjectPhysical activityen
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectAdolescentsen
dc.titleProposta de adaptação e validação de um instrumento para avaliar o suporte parental para a prática de atividade física de crianças e adolescentespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coBandeira, Paulo Felipe Ribeiropt_BR
dc.identifier.nrb001215927pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024.pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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