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dc.contributor.advisorAlves, Denise Avancinipt_BR
dc.contributor.authorPrusch, Stephanie da Silva Schwarstzhauptpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-03T06:50:50Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281836pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o possível impacto das estratégias de Relações Públicas na geração de sentidos entre público e celebridades no que diz respeito ao amadurecimento da imagem das artistas Selena Gomez, Demi Lovato e Miley Cyrus. Justifica-se a relevância do estudo pelo crescente interesse na gestão de imagem de celebridades teens no contexto da hipermodernidade. A pesquisa se fundamenta em eixos teóricos que discutem a construção das celebridades, com base nos estudos de Rojek (2008), Simões (2020), Dyer (1979) e Neto (2008), entre outros. Assim como nas teorias de gestão de imagem, estratégia de Relações Públicas e processos identificatórios e relacionais com fãs, sob o olhar de Baldissera (2004), Grunig (2003), Nessmann (2009), Kunsch (2006) e Horton; Wohl (1956), entre outros. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, utilizando análise de conteúdo de entrevistas com fãs, produções midiáticas na imprensa e capas de álbuns das artistas, além de revisão bibliográfica sobre celebridades e Relações Públicas. Os resultados indicam que a transição da imagem pública das cantoras envolveu estratégias de reposicionamento de imagem e gerenciamento de acontecimentos, fundamentais para a manutenção de sua relevância no cenário musical. Conclui-se que a gestão estratégica da imagem-conceito, adaptada às mudanças sociais e tecnológicas, é essencial para o sucesso e longevidade das carreiras de celebridades.pt_BR
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aims to analyze the Public Relations strategies employed in the construction and maturation of the image-concept of the artists Selena Gomez, Demi Lovato, and Miley Cyrus. The relevance of this study is justified by the growing interest in the image management of teen celebrities within the context of hypermodernity. The research is grounded in theoretical frameworks that discuss the construction of celebrities, drawing on studies by Rojek (2008), Simões (2020), Dyer (1979), and Neto (2008), among others. Additionally, it incorporates theories on image management, Public Relations strategies, and identification and relational processes with fans, as explored by Baldissera (2004), Grunig (2003), Nessmann (2009), Kunsch (2006), and Horton & Wohl (1956), among others. The methodology adopted is qualitative, utilizing content analysis of fan interviews, media productions in the press, and album covers of the artists, along with a literature review on celebrities and Public Relations. The results indicate that the transition of the singers' public image involved image repositioning strategies and event management, which were fundamental for maintaining their relevance in the music scene. It is concluded that the strategic management of the image-concept, adapted to social and technological changes, is essential for the success and longevity of celebrity careers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectCelebridadespt_BR
dc.subjectCelebritiesen
dc.subjectImagem públicapt_BR
dc.subjectImage managementen
dc.subjectFansen
dc.subjectParasocial relationshipsen
dc.titleDa adolescência à maturidade : a melodia das estratégias de Relações Públicas na carreira de Selena Gomez, Demi Lovato e Miley Cyruspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001216108pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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