Os hábitos de consumo dos consumidores de cafés especiais
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esse estudo visa caracterizar os hábitos de consumo dos apreciadores de cafés especiais. A partir da década de 90, iniciou-se um movimento de diferenciação dos cafés oferecidos pelo mercado, que buscou evidenciar atributos distintos dos grãos e oferecer um produto de qualidade superior. Os procedimentos metodológicos utilizados foram entrevistas em profundidade com 7 consumidores de cafés localizados em Porto Alegre, além de 3 torrefações que trabalham com o fornecimento deste tipo de café. As ...
Esse estudo visa caracterizar os hábitos de consumo dos apreciadores de cafés especiais. A partir da década de 90, iniciou-se um movimento de diferenciação dos cafés oferecidos pelo mercado, que buscou evidenciar atributos distintos dos grãos e oferecer um produto de qualidade superior. Os procedimentos metodológicos utilizados foram entrevistas em profundidade com 7 consumidores de cafés localizados em Porto Alegre, além de 3 torrefações que trabalham com o fornecimento deste tipo de café. As entrevistas visaram identificar diferentes hábitos de consumo entre as pessoas, bem como quais os principais atributos considerados durante a decisão de consumo. Os resultados obtidos demonstraram que o café é uma bebida consumida rotineiramente, associada tanto à necessidade energética quanto ao prazer em consumi-la. Esta última está diretamente ligada às características sensoriais da mesma, como sabor e aroma. Além disso, os consumidores demonstraram elevar o padrão de qualidade de seu consumo, abandonando por completo os cafés tradicionais. Com isso, identificou-se dois principais tipos de consumo: o rotineiro, voltado ao consumo diário de uma bebida com um padrão mínimo de qualidade, e o por hobby, que busca novas experiências através da degustação de diferentes grãos, métodos e tipos de torra. ...
Abstract
This study aims to characterize the consumption habits of specialty coffee enthusiasts. From the 1990s, a movement began to differentiate the coffees offered by the market, which sought to highlight distinct attributes of the beans and offer a superior quality product. The methodological procedures used were in-depth interviews with 7 coffee consumers located in Porto Alegre, in addition to 3 roasters that work with the supply of this type of coffee. The interviews aimed to identify different c ...
This study aims to characterize the consumption habits of specialty coffee enthusiasts. From the 1990s, a movement began to differentiate the coffees offered by the market, which sought to highlight distinct attributes of the beans and offer a superior quality product. The methodological procedures used were in-depth interviews with 7 coffee consumers located in Porto Alegre, in addition to 3 roasters that work with the supply of this type of coffee. The interviews aimed to identify different consumption habits among people, as well as the main attributes considered during the consumption decision. The results obtained showed that coffee is a beverage consumed daily, associated both with the consumer’s energy needs, but also with the pleasure in consuming it. The latter is directly linked to its sensory characteristics, such as flavor and aroma. In addition, consumers have shown to raise the quality standard of their consumption, completely abandoning traditional coffees. With this, two main types of consumption were identified: the routinely, aimed at the daily consumption of a beverage with a minimum quality standard, and the hobbyist, which seeks new experiences through the tasting of different beans, methods, and types of roast. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3263)
Este item está licenciado na Creative Commons License
