Acompanhamento discente na graduação : práticas e estratégias adotadas por servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho se propõe a analisar as práticas e estratégias de acompanhamento discente nos cursos de graduação Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este processo é necessário ser estudado ainda mais a partir do período pandêmico e as modificações causadas por ele na dinâmica da Instituição de Ensino Superior analisada. Frente a isso, o trabalho tem como objetivo identificar a analisar as ações cotidianas dos servidores que trabalham com o acompanhamento discente, tanto em termos normativ ...
Este trabalho se propõe a analisar as práticas e estratégias de acompanhamento discente nos cursos de graduação Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este processo é necessário ser estudado ainda mais a partir do período pandêmico e as modificações causadas por ele na dinâmica da Instituição de Ensino Superior analisada. Frente a isso, o trabalho tem como objetivo identificar a analisar as ações cotidianas dos servidores que trabalham com o acompanhamento discente, tanto em termos normativos quanto de ações práticas, a partir da perspectiva dos servidores envolvidos. Para isso, foi feito uma análise documental das normativas da UFRGS e outras IES para comparação, foi aplicado um questionário online via Google Forms com 23 servidores (técnicos e docentes), sendo foi realizada entrevistas mediante videochamada com 8 destes participantes. Com isso, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de maneira a analisar as respostas. Ao analisar as respostas, foi feito um levantamento das atividades com as quais se trabalha no acompanhamento discente. Além disso, foi possível identificar 4 dimensões de análise, sendo elas: individual, avaliativa, administrativo-pedagógico e institucional. Cada dimensão enfatiza um aspecto relevante ao acompanhamento discente, devendo ser feito individualmente, analisando os dados gerais dos cursos de graduação a fim de identificar possíveis problemas. Ainda, é necessário que o processo administrativo seja organizado para atender a demanda dos alunos, assim como deve ser elaborada uma diretriz institucional para orientar as ações nas diversas Unidades Acadêmicas e Cursos de Graduação da UFRGS. Apenas com essa política institucional será possível avançar na temática, com um calendário constante de capacitações para os servidores que atuam nos serviços estudados. ...
Abstract
This paper aims to analyze practices and strategies of student monitoring in undergraduate courses at the Federal University of Rio Grande do Sul. This process needs to be studied further, because the pandemic period and the changes caused by it in the dynamics of the analyzed Higher Education Institution. In view of this, the work aims to identify and analyze the daily actions of educational servers who work with student monitoring, both in normative terms and in practical actions, from the pe ...
This paper aims to analyze practices and strategies of student monitoring in undergraduate courses at the Federal University of Rio Grande do Sul. This process needs to be studied further, because the pandemic period and the changes caused by it in the dynamics of the analyzed Higher Education Institution. In view of this, the work aims to identify and analyze the daily actions of educational servers who work with student monitoring, both in normative terms and in practical actions, from the perspective of the servers involved. For this, it was made a documentary analysis of the regulations of UFRGS and other HEIs, and an online questionnaire was applied via Google Forms with 23 servers (technicians and teachers), and interviews were carried out by video call with 8 of these participants. With this, the technique of content analysis was used in order to analyze the responses. When analyzing the answers, a survey was made of the activities with which student monitoring works. In addition, it was possible to identify 4 dimensions of analysis, namely: individual, evaluative, administrative-pedagogical and institutional. Each dimension emphasizes a relevant aspect to student monitoring, that should be done individually, analyzing general data from undergraduate courses in order to identify possible problems. Furthermore, it is necessary that the administrative process be organized to meet the students’ demand, as well as an institutional guideline to regulate the actions in the various UFRGS’ Academic Units and Undergraduate Courses. Only with this institutional policy will it be possible to advance on the subject, with a constant training calendar for the servers that work in the services studied. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (764)
Este item está licenciado na Creative Commons License