Aplicação do método de inteligência estratégica antecipativa coletiva no contexto de uma master franquia no setor do turismo
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A geração de conhecimento a partir do grande número de informações transacionadas entre os agentes externos à empresa é um dos grandes desafios que as organizações enfrentam nos dias atuais. Portanto, torna-se cada vez mais importante, para a sustentabilidade das organizações, a aplicação de métodos que possam potencializar o uso destas informações. O objetivo do presente trabalho é aplicar o método de Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva (IEAc) em uma empresa do setor de turismo, e ...
A geração de conhecimento a partir do grande número de informações transacionadas entre os agentes externos à empresa é um dos grandes desafios que as organizações enfrentam nos dias atuais. Portanto, torna-se cada vez mais importante, para a sustentabilidade das organizações, a aplicação de métodos que possam potencializar o uso destas informações. O objetivo do presente trabalho é aplicar o método de Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva (IEAc) em uma empresa do setor de turismo, e avaliar seus possíveis benefícios. A IEAc apresenta como ponto central a observação do ambiente tendo como objetivo a antecipação de mudanças que podem vir a ocorrer, desta forma, busca criar oportunidades para a empresa, gerar inovação e diminuir riscos e incertezas em geral. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa com caráter exploratório, operacionalizada através do método de observação participante e de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos membros da equipe do projeto. Os resultados foram apresentados de acordo com as etapas descritas pelo método L.E.SCAnning© e ao final foram apresentadas as entrevistas. A partir deles pode-se concluir que a aplicação gerou resultados positivos e tangíveis para a empresa contexto da pesquisa, e a percepção dos membros da equipe de trabalho aponta para diversos benefícios que podem ser gerados a partir de sua aplicação no contexto do turismo, tais como melhor preparação diante das mudanças de cenário e inovação. ...
Abstract
Generating knowledge from the large amount of information transacted between agents outside the company is one of the major challenges that organizations are facing today. It is therefore becoming increasingly important, for the sustainability of organizations, to apply methods that seek to maximize the use of this information. The objective of this study is to apply the Anticipative and Collective Strategic Intelligence Method (IEAc) to a company in the tourism sector and evaluate its possible ...
Generating knowledge from the large amount of information transacted between agents outside the company is one of the major challenges that organizations are facing today. It is therefore becoming increasingly important, for the sustainability of organizations, to apply methods that seek to maximize the use of this information. The objective of this study is to apply the Anticipative and Collective Strategic Intelligence Method (IEAc) to a company in the tourism sector and evaluate its possible benefits. The central point of IEAc is the observation of the environment with the aim of anticipating changes that may occur. In this way, it seeks to create opportunities for the company, generate innovation and reduce risks and uncertainties in general. The research was carried out in a qualitative, exploratory manner, using participant observation and semi-structured interviews with members of the project team. The results were presented according to the stages described by the L.E.SCAnning© method and the interviews were presented at the end. From them it can be concluded that the application generated positive and tangible results for the company in the context of the research, and the perception of the members of the work team points to various benefits that can be generated from its application in the context of tourism, such as better preparation in the face of changes in the scenario and innovation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3291)
Este item está licenciado na Creative Commons License
