Análise numérica da válvula atmosférica - Projeto Aeromóvel
dc.contributor.advisor | Perondi, Eduardo André | pt_BR |
dc.contributor.author | Susin, Maurício Paulo Balen | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T06:54:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281691 | pt_BR |
dc.description.abstract | No atual Aeromóvel, a válvula atmosférica se configura em quatro posições apenas: totalmente aberta, 2/3 aberta, 1/3 aberta ou totalmente fechada. Tendo em vista o aperfeiçoamento do sistema de controle do Aeromóvel, busca-se um comportamento contínuo de suas pás, substitutivo ao atual esquema. Para isso, se faz necessário o conhecimento das propriedades do escoamento do ar através da válvula, em seus diferentes ângulos de rotação. Com uma abordagem numérica, analizou-se a perda de pressão na válvula para diferentes vazões prescritas. A perda se mostrou fortemente influenciada pelo ângulo de abertura das pás e tornou-se considerável após um determinado ângulo crítico. Foi estudado, da mesma forma, o coeficiente de perda K, que se mostrou compatível com os dados obtidos na literatura. A válvula atmosférica apresentou um comportamento singular para ângulos próximos à total abertura, causando uma redução da perda de pressão. Verificou-se, após modificações geométricas, que esse comportamento é devido à forma de suas pás. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the present Aeromovel, the parallel blade damper operates in four positions only: totally opened, 2/3 opened, 1/3 opened and totally closed. Relating to the improvement of Aeromovel control system, a continuing behavior is desirable as a substitutive for the nowadays scheme. To achieve that, it is necessary the knowledge of the air flow properties throw out the damper, in its different rotation angles. By means of a numerical calculating method, it was analyzed the pressure loss of the damper to different prescribed flows. The loss got strongly influenced by the blades opening angle and became considerable after a determined critical angle. In the same way, the loss coefficient K was studied, which showed suitable with data gotten in the literature. The parallel blade damper had a singular behavior to angles nearby to the total opening, causing a pressure loss reduction. After geometric modifications, it was verified this behavior is due to the shape of the blades. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Opposed blade damper | en |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Pressure loss | en |
dc.subject | Numerical analysis | en |
dc.title | Análise numérica da válvula atmosférica - Projeto Aeromóvel | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Petry, Adriane Prisco | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000754068 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5882)