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dc.contributor.authorCosta, Cristiano Bedin dapt_BR
dc.contributor.authorRoos, Bibiana Munhozpt_BR
dc.date.accessioned2024-11-27T06:54:00Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2359-6856pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281628pt_BR
dc.description.abstractO texto revisita uma proposição educativa desenvolvida com estudantes das licenciaturas de uma universidade federal brasileira, no contexto de ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia de Covid-19. Seu tom é o do tempo presente, apesar de lidar com vivências passadas. Nelas, está em causa o trabalho poético da memória através da palavra escrita, que entendemos constituir um meio formativo. Georges Perec e Gonçalo Tavares são os autores que servem como guias ao escrever, enquanto nomes como Walter Benjamin, Roland Barthes, Paul Valéry, bell hooks e Enrique Vila-Matas são mobilizados a fim de teorizar a formação sob a perspectiva de uma verdade dos vestígios, através da qual uma vida de professor/a não é destituída de seus traços íntimos e diferenciais. Os exercícios realizados mobilizam o imaginário discente de forma a preservar um estilo de presença à margem de políticas educativas que buscam padronizar os sentidos do saber-fazer docente. Disposto no espaço comum de uma aula, o ponto da lembrança passa a ser vivido de forma especular, em palimpsesto, por reflexões e ficções em série. Digamos: o delineamento de uma formação em abismo.pt_BR
dc.description.abstractThe text revisits an educational proposal developed with teaching degrees students of a Brazilian federal university, in the context of emergency remote teaching provoked by the Covid-19 pandemic. Its tone is that of the present time, despite referring to this past experience. In this experience, what is at stake is the poetic work of memory through the written word, which we understand as a formative medium. Georges Perec and Gonçalo Tavares are the authors chosen as guides for the act of writing, while others such as Walter Benjamin, Roland Barthes, Paul Valéry, bell hooks and Enrique Vila-Matas are mobilized in order to theorize teacher education from the perspective of a truth of vestiges through which a teacher’s life is not deprived of its intimate and differential traces. The exercises mobilize the students’ imaginary and preserve an alternative style of presence regarding educational policies that aim to standardize the meaning of teaching know-how. Present in the common space of a class, the point of remembrance is lived specularly, in palimpsest, through a series of reflections and fictions. Let us say: the delineation of a formation in the abyss.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 10, n. esp. (jul./2024), p. 306-318pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectWritingen
dc.titleDo ponto da lembrança, da linha do abismo : remontagem de uma experiência de formação docentept_BR
dc.title.alternativeFrom the point of the remambrence, from line of the abiss : the reassembly of a teacher education expeirenceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001211330pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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