Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.date.accessioned2024-11-27T06:52:00Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1516-4896pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281557pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do artigo é discutir a escuta e a participação das crianças em uma pesquisaetnográfica sobre os sentidos do tempo na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvidacom 23 crianças da pré-escola de uma instituição pública. As estratégias metodológicasforam observação, diário de campo, fotografia, fotoelicitação e rodas de conversa. Opercurso da pesquisa é discutido através de unidades analíticas que tematizam a escuta ea participação das crianças. A partir da pesquisa, infere-se que a escuta e participação dascrianças: promovem o exercício da cidadania; demandam estratégias metodológicasparticipativas; possibilitam com que elas tenham poder de decisão durante a investigação.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo de este artículo es analizar cómo se escuchó y participó a los niños enun estudio etnográfico sobre los significados del tiempo en la Educación Infantil. Lainvestigación se llevó a cabo con 23 niños de preescolar de una institución pública.Las estrategias metodológicas fueron la observación, el diario de campo, lafotografía, la foto-elicitación y los círculos de conversación. El curso de lainvestigación se discute a través de unidades analíticas que tematizan la escucha yla participación de los niños. A partir de la investigación, se puede inferir que laescucha y la participación de los niños: promueven el ejercicio de la ciudadanía;exigen estrategias metodológicas participativas; les permiten tener poder dedecisión durante la investigación.es
dc.description.abstractThe aim of this article is to discuss how children were listened to and participated inan ethnographic study on the meanings of time in Early Childhood Education. Theresearch was carried out with 23 pre-school children from a public institution. Themethodological strategies were observation, field diary, photography, photo-elicitation and conversation circles. The course of the research is discussed throughanalytical units that focus on listening and children's participation. Based on theresearch, it can be inferred that children's listening and participation: promote theexercise of citizenship; demand participatory methodological strategies; enablethem to have decision-making power during the investigation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLinhas críticas. Brasília, DF. Vol. 29 (2023), e50765, p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducación infantiles
dc.subjectEscutapt_BR
dc.subjectInvestigación con niñoses
dc.subjectTiempoes
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectEscuchaes
dc.subjectParticipaciónes
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectResearch with childrenen
dc.subjectTimeen
dc.subjectListeningen
dc.subjectParticipationen
dc.titleEscuta e participação em uma pesquisa etnográfica com crianças na Educação Infantilpt_BR
dc.title.alternativeEscucha y participación en una investigación etnográfica con niños enla Educación Infantil es
dc.title.alternativeListening and participation in ethnographic research with children in Early Childhood Education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001211016pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples