Apropriação e mobilização de conhecimento de professores do ensino básico em um curso de formação em pensamento computacional
| dc.contributor.author | Barros, Taiser Tadeu Teixeira | pt_BR |
| dc.contributor.author | Reategui, Eliseo Berni | pt_BR |
| dc.contributor.author | Teixeira, Adriano Canabarro | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2024-11-22T06:55:36Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 1809-3876 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281388 | pt_BR |
| dc.description.abstract | O debate sobre a introdução do Pensamento Computacional (PC) em atividades curriculares se intensificou com sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular. No entanto, ainda não há diretrizes específicas de como efetivamente integrar o PC ao currículo escolar. Este trabalho teve como objetivo compreender como professores de Matemática e Informática dos anos finais do ensino básico se apropriaram e mobilizaram os conhecimentos de um curso de formação em PC. Foi realizado um estudo quali-quantitativo descritivo com 49 professores, com análise de suas produções e falas. O estudo mostrou que os professores estão cientes da necessidade de trabalhar conceitos do PC com os alunos, apesar da dificuldade de integrar tais conceitos em atividades curriculares. Nos projetos realizados, os melhores resultados foram alcançados quando professores de Matemática e Informática trabalharam em conjunto. | pt_BR |
| dc.description.abstract | The debate on the introduction of Computational Thinking (CT) in curricular activities intensified with its inclusion in the National Curricular Common Base in Brazil.However, there are still no specific indications on how to effectively integrate CT into the school curriculum. This work aimed to understand how Mathematics and Informatics teachers (final years of K-12 education) put into practice the knowledge they learned from a course in CT. A descriptive quali-quantitative study was carried out with 49 teachers, providing an analysis of their productions and interviews. The study showed that teachers are aware of the need to work with CT concepts with students, despite the difficulty of integrating such concepts into curricular activities. In the projects carried out, the best results were achieved when Mathematics and Informatics teachers worked together. | en |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Revista e-Curriculum. São Paulo, SP. Vol. 21, (2023), p. 1-24 | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Teacher training | en |
| dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.subject | Computational thinking | en |
| dc.subject | BNCC | en |
| dc.subject | Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Content analysis | en |
| dc.title | Apropriação e mobilização de conhecimento de professores do ensino básico em um curso de formação em pensamento computacional | pt_BR |
| dc.title.alternative | K-12 teachers’ knowledge appropriation and mobilization in a training course in computational thinking | en |
| dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001209505 | pt_BR |
| dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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