Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBarros, Taiser Tadeu Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Adriano Canabarropt_BR
dc.date.accessioned2024-11-22T06:55:36Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1809-3876pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281388pt_BR
dc.description.abstractO debate sobre a introdução do Pensamento Computacional (PC) em atividades curriculares se intensificou com sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular. No entanto, ainda não há diretrizes específicas de como efetivamente integrar o PC ao currículo escolar. Este trabalho teve como objetivo compreender como professores de Matemática e Informática dos anos finais do ensino básico se apropriaram e mobilizaram os conhecimentos de um curso de formação em PC. Foi realizado um estudo quali-quantitativo descritivo com 49 professores, com análise de suas produções e falas. O estudo mostrou que os professores estão cientes da necessidade de trabalhar conceitos do PC com os alunos, apesar da dificuldade de integrar tais conceitos em atividades curriculares. Nos projetos realizados, os melhores resultados foram alcançados quando professores de Matemática e Informática trabalharam em conjunto.pt_BR
dc.description.abstractThe debate on the introduction of Computational Thinking (CT) in curricular activities intensified with its inclusion in the National Curricular Common Base in Brazil.However, there are still no specific indications on how to effectively integrate CT into the school curriculum. This work aimed to understand how Mathematics and Informatics teachers (final years of K-12 education) put into practice the knowledge they learned from a course in CT. A descriptive quali-quantitative study was carried out with 49 teachers, providing an analysis of their productions and interviews. The study showed that teachers are aware of the need to work with CT concepts with students, despite the difficulty of integrating such concepts into curricular activities. In the projects carried out, the best results were achieved when Mathematics and Informatics teachers worked together.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista e-Curriculum. São Paulo, SP. Vol. 21, (2023), p. 1-24pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectComputational thinkingen
dc.subjectBNCCen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectContent analysisen
dc.titleApropriação e mobilização de conhecimento de professores do ensino básico em um curso de formação em pensamento computacionalpt_BR
dc.title.alternativeK-12 teachers’ knowledge appropriation and mobilization in a training course in computational thinking en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001209505pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples