Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlmeida, Simone Alves dept_BR
dc.contributor.authorKanhgág, Rejane Paféjpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rosane Azevedo Neves dapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-22T06:55:23Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn0103-166Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281376pt_BR
dc.description.abstractObjetivo Este artigo propõe repensar a psicologia social a partir dos saberes indígenas, considerando que eles interrogam as políticas de subjetivação derivadas da concepção binária de natureza e cultura que fundamenta a modernidade. Método Trata-se de um artigo teórico que analisa as contribuições indígenas para a descolonização do pensamento psicológico, considerando o contexto das mudanças climáticas. É problematizada a abrangência do que se entende como social, assim como a quem a subjetividade é atribuída ou não na psicologia. Resultados A psicologia reproduz as dicotomias ocidentais ao basear-se numa natureza fixa, externa a si, cujo social é concebido a partir do excepcionalismo humano. Para os povos que compreendem a vida como efeito de relacionalidades entre seres humano s enão-humanos, essas categorias não fazem o menor sentido. Conclusão A complexidade dos saberes e o protagonismo indígena frente às lutas por terra e território num contexto de mudanças climáticas apontam para a urgência de reterritorialização da psicologia social.pt_BR
dc.description.abstractThis article proposes to rethink social psychology based on indigenous knowledge, considering that it interrogates the policies of subjectivation derived from the binary conception of nature and culture that underpins modernity. Method This is a theoretical article that analyzes indigenous contributions to the decolonization of psychological thought, considering the context of climate change. The scope of what is understood as social is problematized, as well as to whom subjectivity is attributed or not in psychology. Results Psychology reproduces Western dichotomies by being based on a fixed nature, external to itself, whose social nature is conceived based on human exceptionalism. For people who understand life as the effect of relationalities between human and non-human beings, these categories do not make any sense. Conclusion The complexity of knowledge and indigenous protagonism in the fight for landand territory in a context of climate change point to the urgency of reterritorializing social psychology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos de psicologia (Campinas). Vol. 41 (2024), e230068, p. 1-13pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectClimate changeen
dc.subjectPsicologia ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental psychologyen
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectIndigenous peoplesen
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectSocial psychologyen
dc.titleContribuições dos saberes indígenas para a reterritorialização da psicologia socialpt_BR
dc.title.alternativeContributions of indigenous knowledge to the reterritorialization of social psychology en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001207671pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples