Ser mãe ouvinte de filho surdo : vulnerabilidade e o (não) acesso às informações
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Data
2024Tipo
Resumo
O estudo em andamento já demonstra que as questões de gênero podem influenciar a experiência dessas mães ouvintes, especialmente se considerarmos que as mulheres são mais vulneráveis socialmente e podem enfrentar mais dificuldades para acessar informações e serviços de saúde e educação/cultura para seus filhos surdos. A metodologia utilizada consistiu em um estudo bibliográfico com mapeamento sistemático, o que permitiu identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas mães ouvintes em r ...
O estudo em andamento já demonstra que as questões de gênero podem influenciar a experiência dessas mães ouvintes, especialmente se considerarmos que as mulheres são mais vulneráveis socialmente e podem enfrentar mais dificuldades para acessar informações e serviços de saúde e educação/cultura para seus filhos surdos. A metodologia utilizada consistiu em um estudo bibliográfico com mapeamento sistemático, o que permitiu identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas mães ouvintes em relação à Língua Brasileira de Sinais (Libras) e como a falta de acesso à informação pode afetar a vida dessas mães e de seus filhos. Assim relacionando questões de gênero e vulnerabilidade, buscando compreender como essas barreiras influenciam a falta de acesso a informações sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A partir de pesquisas preliminares realizadas digitalmente, estabelecemos critérios iniciais para a seleção de obras: (I) Pesquisas publicadas em português; (II) Estudos que abordam mães ouvintes de filhos surdos em situação de vulnerabilidade; (III) Objetivos gerais relacionados a mães de filhos surdos e à língua de sinais. Dessa forma, delimitamos os estudos que abordam a vivência dessas mães durante a descoberta da surdez de seus filhos e dados que apontam para a vulnerabilidade social. A coleta localizou dezoito estudos sobre a temática investigada, dos quais apenas dois correspondem ao perfil idealizado na pesquisa. Os resultados parciais indicam a necessidade de promover a inclusão de pessoas surdas na sociedade, por meio do acesso à Libras e de políticas públicas que garantam a igualdade de oportunidades. Os estudos até o momento sugerem que as políticas públicas devem considerar as questões de gênero, a fim de garantir a igualdade de oportunidades para todos, o que inclui a promoção do acesso à língua de sinais, a capacitação de profissionais para atender às necessidades específicas das pessoas surdas, a criação de programas de inclusão escolar/cultural e a garantia de acessibilidade em espaços públicos e privados. Conclui-se que é fundamental que as mães ouvintes tenham acesso à Libras para que possam se comunicar com seus filhos surdos e promover sua inclusão social e acesso a educação. ...
Contido em
Braga, Nícolas de Oliveira . . [et al.] (org.). Gênero e interseccionalidades. Porto Alegre : Fundação Fênix, 2024. p. [443]-462
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