Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNunes, Marília Forgearinipt_BR
dc.contributor.authorMelo, Camila Alves dept_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T06:44:44Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2176-4573pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281291pt_BR
dc.description.abstractEste estudo parte de dados estatísticos sobre a leitura na vida de jovens entre 11 e 17 anos. Reflete-se sobre como (re)pensar a formação de leitores a partir de uma compreensão sobre o que é ler literatura no século XXI. Discute-se a mudança de suporte da leitura do livro à tela, não sob a perspectiva excludente ou com a intenção de defender um modo de acesso como melhor do que outro, pauta-se a importância de mediar a leitura de modo aberto aos diferentes suportes e formas que as tecnologias digitais de informação e comunicação têm oferecido. Apresentam-se reflexões para conceituar literatura no século XXI para em seguida apresentar alguns exemplos de como a literatura converge do texto escrito para outras mídias e vice-versa, o que faz pensar que os jovens estão lendo de diferentes formas e isso pode ser melhor aproveitado no processo de formação de leitores literários.pt_BR
dc.description.abstractThis study is based on statistical data about reading in the lives of young people aged 11 to 17 years old. It addresses how one can (re)approach the education of readers from an understanding of what reading literature is all about in the 21st century. It discusses the change of format of reading from the book to the screen, but not from the perspective of exclusion or with the intention of arguing that one mode of access is better than another. It stresses the importance of mediating reading with an openness to the different media and forms that have been offered by digital information and communication technologies. Reflections are made to conceptualize literature in the 21st century and then some examples are provided of how literature converges from the written text to other media and vice versa, which suggests that young people are reading in different ways and this fact can be used to enhance the process of educating literary readers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBakhtiniana : revista de estudos do discurso. São Paulo, SP. Vol. 19, n.3 (jul./set. 2024), e64228p, p. 1-17pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.subjectYoung adult literatureen
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectConvergenceen
dc.subjectEducation of readersen
dc.title(Re)pensar a formação de leitores jovens : suportes, convergências e transposições associada à literaturapt_BR
dc.title.alternative(Re)approaching the education of young readers : formats, convergences, and transpositions associated with literatureen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001210854pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples