Corpo negro e deficiência : interseccionalidades no acesso a práticas corporais
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esse trabalho de conclusão de curso teve como objetivo: Levantar, identificar, analisar e compreender se há pessoas negras com deficiência nos espaços de práticas corporais, como ocorre o acesso e inclusão desta população, considerando instituições de ensino, projetos sociais e educacionais que oferecem práticas corporais. Como questão de estudo levantou-se: Onde estão inseridas as pessoas negras com deficiência no campo das práticas corporais? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo desc ...
Esse trabalho de conclusão de curso teve como objetivo: Levantar, identificar, analisar e compreender se há pessoas negras com deficiência nos espaços de práticas corporais, como ocorre o acesso e inclusão desta população, considerando instituições de ensino, projetos sociais e educacionais que oferecem práticas corporais. Como questão de estudo levantou-se: Onde estão inseridas as pessoas negras com deficiência no campo das práticas corporais? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e exploratória que, por meio de revisão de literatura, apresenta o que os estudos retratam sobre a presença e acesso de pessoas negras com deficiência aos espaços de práticas corporais. Elegeu-se como descritores de busca: práticas corporais, pessoas com deficiência e pessoas negras. A abordagem descritiva exploratória, analisou, nos artigos recuperados pela pesquisa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões de estudos sobre as práticas corporais para pessoas negras com deficiência. A partir da análise dos quatro textos encontrados e selecionados, é possível inferir que há um movimento para ampliar o acesso e inclusão de pessoas com deficiência em projetos de práticas corporais e no ambiente escolar, entretanto ainda há um grande déficit na discussão interseccional - raça, cor e deficiência, o que dificulta no processo de identificar quais seriam de fato os elementos que restringem o acesso das pessoas negras com deficiência aos espaços e práticas. Aponta-se para a necessidade de estudos de abordagem qualitativa com a complementaridade de estudos quantitativos, alicerçados pelos marcadores raça/cor, evitando-se assim a invisibilização de pessoas negras com deficiência e também diminuindo as desigualdades persistentes neste campo. ...
Abstract
This review study aimed to: Raise, identify, analyze and understand if there are black people with disabilities in the spaces of corporal practices, how does the access and inclusion of this population occur, considering educational institutions, social and educational projects that offer practices. As a study question arose: Where are black people with disabilities inserted in the field of corporal practices? This is a qualitative, descriptive and exploratory research that, through a literatur ...
This review study aimed to: Raise, identify, analyze and understand if there are black people with disabilities in the spaces of corporal practices, how does the access and inclusion of this population occur, considering educational institutions, social and educational projects that offer practices. As a study question arose: Where are black people with disabilities inserted in the field of corporal practices? This is a qualitative, descriptive and exploratory research that, through a literature review, presents what the studies portray about the presence and access of black people with disabilities to spaces of corporal practices. It was chosen as search descriptors: body practices, people with disabilities and black people. The exploratory descriptive approach analyzed, in the articles retrieved by the research, the objectives, methods, results and conclusions of studies on body practices for black people with disabilities. From the analysis of the four texts found and selected, it is possible to infer that there is a movement to expand the access and inclusion of people with disabilities in projects of corporal practices and in the school environment, however there is still a great deficit in the intersectional discussion - race, color and disability, which makes it difficult in the process of identifying what would actually be the elements that restrict the access of black people with disabilities to spaces and practices. It points to the need for studies with a qualitative approach with the complementarity of quantitative studies, based on race/color markers, thus avoiding the invisibilization of black people with disabilities and also reducing persistent inequalities in this field. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
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TCC Educação Física (1266)
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