Lugar, mobilidade sistêmica e aprendizagem situada nas disposições das juventudes populares
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
Place, systemic mobility and situated learning in the dispositions of popular youth
Lugar, movilidad sistémica y aprendizaje situado en las disposiciones de la juventud popular
Assunto
Resumo
Este ensaio propõe uma articulação teórica entre lugar, mobilidade sistêmica e aprendizagem situada, apresentando um framework conceitual e sugerindo itinerários de pesquisas que possibilitem aprofundar a sua compreensão entre as juventudes dos meios populares e a educação. Parte-se do pressuposto de que as múltiplas instâncias do contexto de vida dos jovens e, de maneira especial, aquelas do seu lugar de origem podem influenciar suas trajetórias estudantis. Nesse sentido, argumenta-se acerca d ...
Este ensaio propõe uma articulação teórica entre lugar, mobilidade sistêmica e aprendizagem situada, apresentando um framework conceitual e sugerindo itinerários de pesquisas que possibilitem aprofundar a sua compreensão entre as juventudes dos meios populares e a educação. Parte-se do pressuposto de que as múltiplas instâncias do contexto de vida dos jovens e, de maneira especial, aquelas do seu lugar de origem podem influenciar suas trajetórias estudantis. Nesse sentido, argumenta-se acerca da valorização do lugar de origem enquanto lócus de análise dos patrimônios disposicionais, considerando a noção de pluridimensionalidade do lugar, suas horizontalidades e verticalidades, tendo como fundo teórico o conceito de mobilidade sistêmica para elucidar as relações complexas entre as teorias discutidas. ...
Abstract
This essay proposes a theoretical articulation between place, systemic mobility and situated learning, presenting a conceptual framework, and suggesting research itineraries that make possible to deepen the understanding between youth from popular milieus and education. It assumes that the multiple instances of the context of young people’s lives and, in particular, those of their place of origin can influence their student trajectories. In this sense, it is argued about the appreciation of the ...
This essay proposes a theoretical articulation between place, systemic mobility and situated learning, presenting a conceptual framework, and suggesting research itineraries that make possible to deepen the understanding between youth from popular milieus and education. It assumes that the multiple instances of the context of young people’s lives and, in particular, those of their place of origin can influence their student trajectories. In this sense, it is argued about the appreciation of the place of origin as a locus of analysis of dispositional assets, considering the notion of pluridimensionality of the place, its horizontalities and verticalities, having as a theoretical background the concept of systemic mobility to elucidate the complex relationships between the theories discussed. ...
Resumen
Este ensayo propone una articulación teórica entre lugar, movilidad sistémica y aprendizaje situado, presentando un marco conceptual y sugiriendo itinerarios de investigación que permitan profundizar el entendimiento entre jóvenes de medios populares y la educación. Se parte del supuesto de que las múltiples instancias del contexto de vida de los jóvenes, en particular, las de su lugar de origen, pueden influir en sus trayectorias estudiantiles. En este sentido, se argumenta sobre la apreciació ...
Este ensayo propone una articulación teórica entre lugar, movilidad sistémica y aprendizaje situado, presentando un marco conceptual y sugiriendo itinerarios de investigación que permitan profundizar el entendimiento entre jóvenes de medios populares y la educación. Se parte del supuesto de que las múltiples instancias del contexto de vida de los jóvenes, en particular, las de su lugar de origen, pueden influir en sus trayectorias estudiantiles. En este sentido, se argumenta sobre la apreciación del lugar de origen como locus de análisis de los bienes disposicionales, considerando la noción de pluridimensionalidad del lugar, sus horizontalidades y verticalidades, teniendo como trasfondo teórico el concepto de movilidad sistémica para dilucidar las complejas relaciones entre las teorías discutidas. ...
Contido em
Educação e sociedade. Campinas, SP. Vol. 44 (2023), [Artigo] e2631860, p. 1-15
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Sociais Aplicadas (4126)
Este item está licenciado na Creative Commons License