Makunaimã : o papel do teatro-educação antirracista no Brasil
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
Makunaimã : the role of anti-racist theatre-education in Brazil
Resumo
Este artigo discorre sobre o teatro-educação antirracista a partir da análise teórica da peça Makunaimã: o mito através do tempo. Ampliamos a discussão sobre o papel do teatro-educação, entendendo-o como uma poderosa ferramenta histórica, literária e epistemológica para a inserção da educação das relações étnico-raciais na cultura escolar e nos processos formativos de estudantes e professores da educação básica. Amparados no pensamento de intelectuais indígenas e pressupostos dos Movimentos Soc ...
Este artigo discorre sobre o teatro-educação antirracista a partir da análise teórica da peça Makunaimã: o mito através do tempo. Ampliamos a discussão sobre o papel do teatro-educação, entendendo-o como uma poderosa ferramenta histórica, literária e epistemológica para a inserção da educação das relações étnico-raciais na cultura escolar e nos processos formativos de estudantes e professores da educação básica. Amparados no pensamento de intelectuais indígenas e pressupostos dos Movimentos Sociais Indígenas Educadores, concluímos que a peça analisada sintetiza um conjunto de conhecimentos e reflexões que fomentam de forma visceral práticas antirracistas cruciais para a promoção da interdisciplinaridade na educação básica. ...
Abstract
This article discusses the antiracist theater-education from the theoretical analysis of the play Makunaimã: the myth through time. We broadened the discussion about the role of theater-education, understanding it as a powerful historical, literary and epistemological tool for the insertion of education of ethnic-racial relations in school culture and in the formative processes of students and teachers of basic education. Supported by the thought of indigenous intellectuals and assumptions of I ...
This article discusses the antiracist theater-education from the theoretical analysis of the play Makunaimã: the myth through time. We broadened the discussion about the role of theater-education, understanding it as a powerful historical, literary and epistemological tool for the insertion of education of ethnic-racial relations in school culture and in the formative processes of students and teachers of basic education. Supported by the thought of indigenous intellectuals and assumptions of Indigenous Social Movements Educators, we conclude that the analyzed piece synthesizes a set of knowledge and reflections that foster visceral antiracist practices crucial for the promotion of interdisciplinarity in basic education. ...
Contido em
Revista de educação pública (Cuiabá). Vol. 33, (jan./dez. 2024), p. 315-337
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42890)Ciências Exatas e da Terra (6389)
Este item está licenciado na Creative Commons License
