Ensino de química contextualizado : analisando as diferentes perspectivas dos artigos publicados na revista química nova na escola de 2009- 2019
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
Contextualized chemistry teaching : analyzing the different perspectives of articles published in the journal química nova na escola 2009-2019
Assunto
Resumo
Um ensino de química contextualizado pode ser utilizado não somente como uma estratégia para facilitar a aprendizagem, como também motivar o interesse pela área e fomentar a procura dos jovens por carreiras científicas. A compreensão da contextualização como relação superficial com o cotidiano, uma mera informação adicional ou curiosidade, precisa ser superada pois dessa forma, os estudantes podem estar compreendendo que a memorização de nomes e fórmulas são o único objetivo de estudo da químic ...
Um ensino de química contextualizado pode ser utilizado não somente como uma estratégia para facilitar a aprendizagem, como também motivar o interesse pela área e fomentar a procura dos jovens por carreiras científicas. A compreensão da contextualização como relação superficial com o cotidiano, uma mera informação adicional ou curiosidade, precisa ser superada pois dessa forma, os estudantes podem estar compreendendo que a memorização de nomes e fórmulas são o único objetivo de estudo da química e que os demais aspectos são irrelevantes. O termo contextualização é um termo polissêmico e relativamente novo, e por haver inúmeras possibilidades e perspectivas de se falar de forma legítima de contextualização, torna-se importante conhecer essas diferentes abordagens para aplicá-las em sala de aula. Dessa forma esse trabalho objetiva analisar as publicações da Revista Química Nova na Escola no período de 2009-2019 identificando de que forma a contextualização vem sendo abordada, assim como as temáticas utilizadas. Utilizando como metodologia a análise de conteúdo de Bardin, os resultados apontam 109 artigos utilizando diferentes perspectivas e temáticas. Como síntese geral constatamos o esforço dos professores ao utilizar a contextualização, superando a simples exemplificação de fatos do cotidiano, contribuindo para um ensino cada vez mais significativo para ao estabelecer uma ponte entre o conhecimento conceitual e a vida real dos estudantes. ...
Abstract
Contextualized chemistry teaching can be used not only as a strategy to facilitate learning, but also to motivate interest in the field and to encourage young people to seek scientific careers. The understanding of contextualization as a superficial relationship with everyday life, a mere additional information or curiosity, needs to be overcome because in this way, students may be understanding that the memorization of names and formulas is the only objective of studying chemistry and that the ...
Contextualized chemistry teaching can be used not only as a strategy to facilitate learning, but also to motivate interest in the field and to encourage young people to seek scientific careers. The understanding of contextualization as a superficial relationship with everyday life, a mere additional information or curiosity, needs to be overcome because in this way, students may be understanding that the memorization of names and formulas is the only objective of studying chemistry and that the other aspects are irrelevant. The term contextualization is a polysemic and relatively new term, and because there are countless possibilities and perspectives to speak in a legitimate way of contextualization, it is important to know these different approaches to apply them in the classroom. Thus, this work aims to analyze the publications of Revista Química Nova na Escola in the period of 2009-2019 identifying how contextualization has been approached, as well as the themes used. Using Bardin's content analysis methodology, the results show 109 articles using different perspectives and themes. As a general synthesis, we note the efforts of teachers to use contextualization, overcoming the simple example of everyday facts, contributing to an increasingly meaningful teaching for establishing a bridge between conceptual knowledge and real life of students. ...
Contido em
Brazilian Journal of Development. Curitiba / PR. Vol. 6, n.4 (Abr. 2020), p. 17322-17332
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Exatas e da Terra (6158)
Este item está licenciado na Creative Commons License