Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorHennig, Raquelpt_BR
dc.date.accessioned2011-03-12T06:01:16Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28076pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo de caso da campanha Poupedi Sicredi 2009 e objetiva compreender como a comunicação foi empregada na campanha para a construção de identidade de marca e posicionamento da poupança do Sicredi, resultando no aumento de captação do produto. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e o estudo de caso, sendo que o aprofundamento do estudo ocorreu através de pesquisa documental e análise de conteúdo dos materiais de comunicação da campanha. A revisão bibliográfica aprofundou temas como comunicação organizacional, comunicação estratégica, campanha de comunicação, identidade, imagem-conceito/pública e gestão de marca, conceitos utilizados para embasar a análise. Os principais resultados indicam que, através de associações positivas que ressaltavam benefícios físicos e emocionais do produto e da utilização de um personagem, a comunicação do Sicredi estabeleceu uma estratégia de identificação e posicionamento da poupança, que reverteu em sua identidade de marca e imagem-conceito. Dessa forma, a marca conseguiu se diferenciar no mercado, ganhar visibilidade e atrair os associados, resultando no aumento no número de contas poupança e crescimento do volume de captação do produto.pt_BR
dc.description.abstractThe present work presents a case study of the campaign Poupedi Sicredi 2009 and aims to verify how communication was applied in the campaign to create brand identity and positioning of the Sicredi savings, resulting in increase of catchment of the product. The methodology was based on bibliography review and case study, and the deepening of the study was conducted through documentary research and content analysis of communications materials for the campaign. The bibliography review deepened topics as organizational communication, strategic communication, communication campaign, identity, image and branding management, the concepts used to support this analysis. At the end of the study the conclusion was that, through positive associations that enhanced physical and emotional benefits of the product, and use of a character, communication of Sicredi established a strategy for the identification and positioning of savings, which reversed on its brand identity and concept image. Thus, the brand was differentiated in the market, gain visibility and attract associate members, resulting in an increase in the number of savings accounts and growing of the volume of catchment of the product.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectStrategic communicationen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectBranden
dc.subjectMarket positioningen
dc.subjectCampaign Poupedi Sicredien
dc.titleComunicação, identidade e marca : o caso Poupedi Sicredi 2009pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000767624pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples