Uma proposta didática para ensino de álcoois e polaridade utilizando o tema cigarros eletrônicos
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta didática, utilizando metodologias ativas através de uma perspectiva freireana, para ensino de álcoois e polaridade, que foi desenvolvida e aplicada em uma turma de ensino médio noturno. A razão do desenvolvimento da pesquisa deve-se à necessidade de compreender as principais demandas desses alunos, visto que são alunos trabalhadores e por alguma razão deixaram o ensino médio diurno, como também, a importância de descentralizar o professor ...
Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta didática, utilizando metodologias ativas através de uma perspectiva freireana, para ensino de álcoois e polaridade, que foi desenvolvida e aplicada em uma turma de ensino médio noturno. A razão do desenvolvimento da pesquisa deve-se à necessidade de compreender as principais demandas desses alunos, visto que são alunos trabalhadores e por alguma razão deixaram o ensino médio diurno, como também, a importância de descentralizar o professor em sala de aula. Entende-se por metodologia ativa embasada na perspectiva freireana por estratégias que são utilizadas em sala de aula que façam os alunos serem protagonistas do processo de aprendizagem, onde a motivação seja instigada por um tema que é relevante para seu contexto social, e dessa maneira, possibilita aos alunos a liberdade de expressarem suas opiniões críticas, facilitando o processo de aprendizagem. Em primeiro lugar, apresenta-se o tema “cigarros eletrônicos: por que tão utilizados?”, que é desenvolvido através de um debate, em seguida os conceitos são definidos e é realizada uma prática de cromatografia em papel, com objetivo de aplicar o conhecimento desenvolvido. Por fim, através de um formulário é possível analisar a percepção dos alunos em relação à proposta. Os resultados coletados no debate, aula prática e formulário apontam que quando é abordado um tema de relevância no contexto social dos alunos, o professor é decentralizado pois há uma participação ativa dos alunos, fazendo com que eles realizem associações dos conceitos com o cotidiano. Em síntese, foi possível mostrar que a proposta didática apresentou resultados satisfatórios, contribuindo para o processo de aprendizagem e construção do pensamento crítico dos alunos. ...
Abstract
This monography aims to present a didactic proposal, using active methodologies through a Freirean teaching perspective, for the teaching of alcohol and polarity, which was developed and applied in a nocturnal middle school class. The reason for the development of the research is due to the need to understand the main demands of these students, since they are working students and for some reason left the daytime high school, as well as the importance of decentralizing the teacher in the classro ...
This monography aims to present a didactic proposal, using active methodologies through a Freirean teaching perspective, for the teaching of alcohol and polarity, which was developed and applied in a nocturnal middle school class. The reason for the development of the research is due to the need to understand the main demands of these students, since they are working students and for some reason left the daytime high school, as well as the importance of decentralizing the teacher in the classroom. Active methodology based on Freire's perspective is understood as strategies that are used in the classroom that make students protagonists of the learning process, where motivation is instigated by a theme that is relevant to their social context, and in this way, allows students the freedom to express their critical opinions, facilitating the learning process. First, the theme “electronic cigarettes: why are they being used so much?”, which is developed through a debate, then the concepts are defined and a paper chromatography practice is carried out, with the objective of applying the developed knowledge. Finally, through a form it is possible to analyze the student’s perception of the didactic proposal. The results collected from the debate, practical class and form indicate that when a topic of relevance in the social context of the students is addressed, the teacher is decentralized because there is an active participation of the students, causing them to make associations of concepts with daily life. In summary, it was possible to show that the didactic proposal presented satisfactory results, contributing to the learning process and construction of student’s critical thinking. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Química (611)
Este item está licenciado na Creative Commons License