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dc.contributor.advisorPaula, Alexandre Vagtinski dept_BR
dc.contributor.authorEinsfeldt, William Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2024-10-25T06:43:11Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280407pt_BR
dc.description.abstractExistem diferentes modelos de dinamômetros, que são instrumentos utilizados para medição ou verificação do torque de um motor em diferentes condições de funcionamento. O objetivo do presente trabalho é desenvolver uma bancada didática de freio dinamométrica para obtenção de curvas características de um motor. O desenvolvimento da bancada do dinamômetro de Prony seguiu os princípios fundamentais estabelecidos por Gaspard Prony, sendo realizado uma alteração no sistema de frenagem, no qual o volante e a cinta de frenagem foram substituídos por um sistema de freio a disco e um braço de alavanca. Essa modificação visa fazer com que o sistema seja capaz de medir o torque produzido no momento da frenagem e por meio da rotação que se encontra no eixo, obtém-se a potência gerada neste momento. Por meio da bancada dinamométrica realizaram-se testes para verificar o funcionamento do experimento, sendo possível fazer a coleta de dados. As curvas produzidas neste trabalho são referentes a uma faixa estreita de rotação do motor. Com isso foi possível aplicar o princípio do freio de Prony na bancada dinamométrica.pt_BR
dc.description.abstractThere are different models of dynamometers, which are instruments used for measuring or verifying the torque of an engine under different operating conditions. The objective of the present work is to develop a didactic dynamometer brake bench for obtaining characteristic curves of an engine. The development of the Prony dynamometer bench followed the fundamental principles established by Gaspard Prony, with a modification made to the braking system, in which the flywheel and the braking belt were replaced by a disc brake system and a lever arm. This modification aims to enable the system to measure the torque produced at the moment of braking and, through the rotation found in the shaft, obtain the power generated at that moment. Through the dynamometer bench, tests were carried out to verify the experiment's functionality, making it possible to collect data. The curves produced in this work refer to a narrow range of engine rotation. Thus, it was possible to apply the principle of the Prony brake on the dynamometer bench.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDinamômetropt_BR
dc.subjectDynamometeren
dc.subjectProny brakeen
dc.subjectTorque : Mediçãopt_BR
dc.subjectSmall enginesen
dc.subjectTorque characteristic curveen
dc.subjectPower characteristic curveen
dc.titleDesenvolvimento de um dinamômetro de freio de Prony para a medição de curvas características de motores de pequeno portept_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a Prony brake dynamometer for measuring characteristic curves of small engines en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001211871pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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