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dc.contributor.advisorMello, Pedro Barbosapt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Thiago Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2024-10-24T06:45:44Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280378pt_BR
dc.description.abstractA crescente demanda de combustíveis e lubrificantes no mundo, cujas fontes estão se esgotando por serem substâncias minerais mais especificamente fósseis, fomenta as pesquisas com o intuito de desenvolver os chamados “biocombustíveis e biolubrificantes”, que provem de fontes totalmente renováveis, podendo ser uma alternativa de substituição aos produtos comerciais utilizados atualmente. Com base neste tema, foram realizados testes com um biolubrificante em um motor de ciclo Otto, analisando o desgaste interno de suas partes móveis que necessitam desta lubrificação para seu perfeito funcionamento. Para isso, foi montado em bancada de teste, um motor GM de quatro cilindros, que possui sistema de lubrificação a pressão através de uma bomba de óleo de engrenagens e filtração total. Estando este, acoplado a um dinamômetro e demais sensores de controle para o monitoramento da carga aplicada e das condições de trabalho. Como resultado verificou-se que após os testes, o motor não apresentou desgaste significativo de suas partes lubrificadas, porém constatou-se um aumento considerável na viscosidade do biolubrificante, fazendo com que o ensaio fosse interrompido prematuramente, sem a obtenção dos resultados finais, que possibilitariam a verificação da eficácia deste biolubrificante em relação ao desgaste provocado pelo atrito, que seriam de extrema relevância aos testes deste biolubrificante de fonte renovável como alternativa aos de fonte esgotávelpt_BR
dc.description.abstractThe increasing demand for fuels and lubricants in the world, whose sources are being depleted minerals in particular fossil fuels, encourage the search to find the so-called "biofuels and biolubricants," which comes from fully renewable sources, and may be an alternative replacement of the commercial products currently used. Based on this theme, were tested with a biolubricants in an Otto cycle engine, analyzing the wear of its internal moving parts that require lubrication for their right of operation. For this reason it was mounted on the test bench, a GM four-cylinder engine, which has the pressure lubrication system through an oil pump gear and total filtration. And this, coupled to a dynamometer control and other sensors to monitor the applied load and working conditions. As a result it was found that after the tests, the engine showed no significant wear of lubricated parts, but there was a considerable increase in viscosity of biolubricants, making the test was stopped prematurely, without obtaining the final results, which enables verification of the effectiveness of this biolubricants on the wear caused by friction, which would be of extreme importance to the testing of this source of renewable biolubricants as an alternative to source become exhausteden
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOtto cycleen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectBiolubricantsen
dc.subjectInternal combustion enginesen
dc.subjectWearen
dc.titleAnálise do comportamento de um motor de ciclo Otto na utilização de um biolubrificantept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000753739pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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