Caminhos para o Ensino de Ciências e Química em uma Escola de Educação Especial
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho objetiva relatar e analisar as potencialidades das práticas educacionais, para o Ensino de Ciências e de Química, desenvolvidas em uma Escola de Educação Especial da rede municipal, de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Diante disso, este trabalho busca identificar as orientações para elaboração das propostas pedagógicas no Projeto Político Pedagógico (PPP), traçar o perfil acadêmico e profissional de duas professoras da escola, além de acompanhar práticas e ...
O presente trabalho objetiva relatar e analisar as potencialidades das práticas educacionais, para o Ensino de Ciências e de Química, desenvolvidas em uma Escola de Educação Especial da rede municipal, de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Diante disso, este trabalho busca identificar as orientações para elaboração das propostas pedagógicas no Projeto Político Pedagógico (PPP), traçar o perfil acadêmico e profissional de duas professoras da escola, além de acompanhar práticas educativas desenvolvidas com os estudantes em contexto de ensino de Ciências e de Química. Para tanto foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, com a análise do PPP da escola, uso de questionário com duas professoras e acompanhamento das atividades docentes em sala de aula por um período de três semanas. Com a realização desse trabalho, foi possível identificar a importância da escola de educação especial para as crianças e adolescentes com deficiência intelectual e/ou transtornos globais de desenvolvimento participantes das atividades observadas. É importante ressaltar que as duas professoras que participaram da pesquisa apresentam formação em Educação Especial e realizam propostas pedagógicas a partir do modelo de Currículo Funcional, princípio identificado no PPP da escola. Com esta perspectiva, as atividades que foram observadas pelo pesquisador evidenciaram como as aulas são pensadas de forma individualizada, a fim de favorecer o processo de ensino e aprendizagem, assim como o desenvolvimento de habilidades motoras, socioafetivas e emocionais. Sobretudo, para favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes para a vida em sociedade. ...
Abstract
The present work searches to report and analyze the potential of educational practices for Teaching Science and Chemistry developed in a Special School of the municipal system of a city in the metropolitan area of Porto Alegre. Based on that, this work looks for identify guidelines to the elaboration of pedagogical proposals in the Pedagogical Political Project (PPP), to outline the academic and professional profile of two teachers at the school, in addition to accompanying educational practice ...
The present work searches to report and analyze the potential of educational practices for Teaching Science and Chemistry developed in a Special School of the municipal system of a city in the metropolitan area of Porto Alegre. Based on that, this work looks for identify guidelines to the elaboration of pedagogical proposals in the Pedagogical Political Project (PPP), to outline the academic and professional profile of two teachers at the school, in addition to accompanying educational practices developed with students in teaching Science and Chemistry. To do that, an exploratory qualitative research was carried out, with an analysis of the school's PPP, use of a questionnaire with 2 teachers and monitoring of teaching activities in the classroom for a period of three weeks. Through the completion of this work, it was possible to identify the importance of the special education school for children and adolescents with intellectual disabilities and/or global developmental disorders who participated in the observed activities. It is important to highlight that the two teachers who participated in the research have a background in Special Education and design pedagogical proposals based on the Functional Curriculum model, a principle identified in the school's PPP. With this perspective, the activities observed by the researcher highlighted how the lessons are tailored to the individual, in order to facilitate the teaching and learning process, as well as the development of motor, socio-emotional, and emotional skills. Above all, it aims to support the integral development of students for life in society. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Química (611)
Este item está licenciado na Creative Commons License