Não tem saída fácil : tensão entre autonomia epistêmica e confiança na ciência como caminho para a educação em ciências contemporânea
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Data
2024Tipo
Outro título
No easy way out : Tension between epistemic autonomy and trust on science as a path to contemporary science education
No hay una salida fácil : Tensión entre la autonomía epistémica y la confianza en la ciencia como camino hacia la educación científica contemporânea
Assunto
Resumo
Neste artigo, apresentamos um estudo empírico que tem como objetivo geral problematizar a tensão entre autonomia epistêmica e confiança na ciência, bem como os compromissos epistêmico-políticos de diferentes correntes sociológicas, partindo de noções do campo da Cosmopolítica. Para tanto, os pesquisadores analisaram o problema do aquecimento global antropogênico a partir de argumentos apresentados em documentários sobre o tema. Na sequência, tais argumentos foram mobilizados em uma disciplina d ...
Neste artigo, apresentamos um estudo empírico que tem como objetivo geral problematizar a tensão entre autonomia epistêmica e confiança na ciência, bem como os compromissos epistêmico-políticos de diferentes correntes sociológicas, partindo de noções do campo da Cosmopolítica. Para tanto, os pesquisadores analisaram o problema do aquecimento global antropogênico a partir de argumentos apresentados em documentários sobre o tema. Na sequência, tais argumentos foram mobilizados em uma disciplina de licenciatura em Física em uma unidade que culminou em um júri simulado. Foram analisadas, além dos documentários, respostas a questionários além da transcrição do júri simulado. Os resultados indicam que ambos os documentários mobilizam argumentos naturais, sociais e discursivos (no sentido atribuído por Latour). Não é possível, ademais, se posicionar sobre o tema somente com os dados dos documentários. Portanto, a decisão de qual lado apoiar demanda algum nível de confiança nos dados que são encontrados ao longo da consulta sobre o tema. No júri simulado, os principais resultados apontam que (1) o domínio de conceitos científicos é fundamental para a ocorrência do debate — ainda que não faça sentido definir um currículo mínimo para Educação em Ciências, (2) a confiança na ciência tem um papel crucial no resultado final ainda que seja necessário o desenvolvimento da autonomia epistêmica (3) há necessidade de criação de espaços interinstitucionais para debate de questões sociocientíficas. ...
Abstract
In this article, we present an empirical study that aims to discuss the tension between epistemic autonomy and trust in science, as well as the epistemic-political commitments of different sociological currents based on notions from the field of Cosmopolitics. To do so, researchers analyzed the issue of anthropogenic global warming through arguments presented in documentaries on the subject. Subsequently, these arguments were used in an undergraduate Physics course module culminating in a simul ...
In this article, we present an empirical study that aims to discuss the tension between epistemic autonomy and trust in science, as well as the epistemic-political commitments of different sociological currents based on notions from the field of Cosmopolitics. To do so, researchers analyzed the issue of anthropogenic global warming through arguments presented in documentaries on the subject. Subsequently, these arguments were used in an undergraduate Physics course module culminating in a simulated jury. In addition to the documentaries, responses to questionnaires and transcripts of the simulated jury were analyzed. The results indicate that both documentaries employ natural, social, and discursive arguments (in the sense attributed by Latour). It is not possible to take a stance on the issue solely based on the documentary data. Therefore, deciding which side to support requires some level of trust in the data found during the consultation on the subject. In the simulated jury, the main findings indicate that (1) a mastery of scientific concepts is essential for a meaningful debate — even though defining a minimal science education curriculum doesn't make sense, (2) trust in science plays a crucial role in the final outcome, even though the development of epistemic autonomy is necessary, (3) there is a need for the creation of inter-institutional spaces for the debate of socio-scientific issues. ...
Resumen
En este artículo, presentamos un estudio empírico que tiene como objetivo general problematizar la tensión entre la autonomía epistémica y la confianza en la ciencia, así como los compromisos epistémico-políticos de diferentes corrientes sociológicas, partiendo de nociones del campo de la Cosmopolítica. Para ello, los investigadores analizaron el problema del calentamiento global antropogénico a través de argumentos presentados en documentales sobre el tema. Posteriormente, estos argumentos se ...
En este artículo, presentamos un estudio empírico que tiene como objetivo general problematizar la tensión entre la autonomía epistémica y la confianza en la ciencia, así como los compromisos epistémico-políticos de diferentes corrientes sociológicas, partiendo de nociones del campo de la Cosmopolítica. Para ello, los investigadores analizaron el problema del calentamiento global antropogénico a través de argumentos presentados en documentales sobre el tema. Posteriormente, estos argumentos se utilizaron en un módulo de un curso de licenciatura en Física que culminó en un juicio simulado. Además de los documentales, se analizaron respuestas a cuestionarios y transcripciones del juicio simulado. Los resultados indican que ambos documentales emplean argumentos naturales, sociales y discursivos (en el sentido atribuido por Latour). No es posible tomar una postura sobre el tema únicamente basándose en los datos de los documentales. Por lo tanto, la decisión de qué lado apoyar requiere cierto nivel de confianza en los datos encontrados durante la consulta sobre el tema. En el juicio simulado, los principales hallazgos indican que (1) el dominio de conceptos científicos es esencial para un debate significativo, aunque no tiene sentido definir un currículo mínimo para la Educación en Ciencias, (2) la confianza en la ciencia desempeña un papel crucial en el resultado final, aunque el desarrollo de la autonomía epistémica es necesario, (3) hay una necesidad de crear espacios interinstitucionales para debatir cuestiones sociocientíficas. ...
Contido em
Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 24 (2024), e49070, 64 p.
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