Uma revisão de literatura sobre a Teoria Crítica da Raça na educação científica
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
A literature review on Critical Race Theory in scientific education
Assunto
Resumo
A Teoria Crítica da Raça (TCR) desempenha um papel fundamental ao ajudar a compreender a dinâmica das relações raciais no país. Este trabalho consiste em uma revisão da literatura sobre a articulaçãoe a utilização da TCR na educação científica. O objetivo principal foi mapear, identificar e analisar a produção acadêmica na área da educação científica que adotou a TCR como referencial teórico e/ou metodológico, no período de 1995 a 2021, a fim de compreender os debates no campo da pesquisa e do ...
A Teoria Crítica da Raça (TCR) desempenha um papel fundamental ao ajudar a compreender a dinâmica das relações raciais no país. Este trabalho consiste em uma revisão da literatura sobre a articulaçãoe a utilização da TCR na educação científica. O objetivo principal foi mapear, identificar e analisar a produção acadêmica na área da educação científica que adotou a TCR como referencial teórico e/ou metodológico, no período de 1995 a 2021, a fim de compreender os debates no campo da pesquisa e do ensino da Educação em Ciências, tanto no contexto brasileiro quanto internacional. A pesquisa foi realizada por meio da consulta de artigos nas bases de dados eletrônicas ERIC (Educational Resource Information Centre), Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e SciELO (Scientific Electronic Library Online). O resultado da busca foi de 40 artigos, publicados em 24 periódicos internacionais. Após a seleção, leitura e análise dos artigos, os trabalhos foram organizados emtrês categorias: (i) Compromisso da educação científica com as questões raciais; (ii) Educação de jovens na perspectiva da raça; (iii) Percepção docente na formação centrada na raça. A pesquisa destaca a necessidade de mais estudos e esforços de pesquisa em relação à TCR no contexto brasileiro, especialmente na Educação em Ciências e nas ciências físicas, onde ainda é pouco difundida. ...
Abstract
The Critical Race Theory (CRT) plays a fundamental role in helping to understand the dynamics of racial relations in the country. This work consists of a literature review on the articulationand use of CRT in science education. The main objective was to map, identify, and analyze academic production in science education that adopted CRT as a theoretical and/or methodological framework from 1995 to 2021, in order to understand the debates in the field of research and teaching of Science Educatio ...
The Critical Race Theory (CRT) plays a fundamental role in helping to understand the dynamics of racial relations in the country. This work consists of a literature review on the articulationand use of CRT in science education. The main objective was to map, identify, and analyze academic production in science education that adopted CRT as a theoretical and/or methodological framework from 1995 to 2021, in order to understand the debates in the field of research and teaching of Science Education, both in the Brazilian and international contexts. The search was carried out by consulting articles in the electronic databases ERIC (Educational Resource Information Centre), CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) Journal Portal, and SciELO (Scientific Electronic Library Online). The search result was 40 articles, published in 24 international journals. After selection, reading, and analysis of the articles, the works were organized into three categories: (i) commitment of science education to racial issues; (ii) education of youth from a racial perspective; (iii) teacher perception in race-centered training. The research highlights the need for more studies and research efforts regarding CRT in the Brazilian context, especially in Science Education and in the physical sciences, where it is still not widely disseminated. ...
Contido em
Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 29, n. 1 (abr. 2024), p. 23–59
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Exatas e da Terra (6158)
Este item está licenciado na Creative Commons License