Tempos e espaços destinados à afetividade na educação física escolar
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presença da afetividade na Educação Física escolar fortalece e cria um ambiente de confiança e motivação, promovendo uma aprendizagem mais colaborativa. Assim, o presente estudo teve como objetivo compreender os tempos e espaços destinados à afetividade nas aulas de Educação Física de uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para realização deste estudo foram feitas observações, utilizando a gravação de 8 (oito) aulas de Educaçã ...
A presença da afetividade na Educação Física escolar fortalece e cria um ambiente de confiança e motivação, promovendo uma aprendizagem mais colaborativa. Assim, o presente estudo teve como objetivo compreender os tempos e espaços destinados à afetividade nas aulas de Educação Física de uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para realização deste estudo foram feitas observações, utilizando a gravação de 8 (oito) aulas de Educação Física de uma única turma, além de um diário de campo referente a cada gravação. Os resultados apontaram que a afetividade esteve presente em diferentes tempos e espaços nas aulas de Educação Física, demonstrando um papel que favorece a qualidade das relações de ensino e contribui de forma positiva para o desenvolvimento integral dos alunos. ...
Abstract
The presence of affectivity in school Physical Education strengthens and creates an environment of trust and motivation, promoting more collaborative learning. Thus, the present study aimed to understand the times and spaces intended for affectivity in the Physical Education classes of a class of the second year of elementary school of a state school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. To carry out this study, observations were made, using the recording of 8 (eight) Physical Education classes o ...
The presence of affectivity in school Physical Education strengthens and creates an environment of trust and motivation, promoting more collaborative learning. Thus, the present study aimed to understand the times and spaces intended for affectivity in the Physical Education classes of a class of the second year of elementary school of a state school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. To carry out this study, observations were made, using the recording of 8 (eight) Physical Education classes of a single class, in addition to a field diary referring to each recording. The results pointed out that affectivity was present in different times and spaces in Physical Education classes, demonstrating a role that favors the quality of teaching relations and contributes positively to the integral development of students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
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TCC Educação Física (1266)
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