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dc.contributor.authorBlanco, Mariana Justpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Taís de Medeirospt_BR
dc.contributor.authorTonini, Ivaine Mariapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Victor Hugo Nedelpt_BR
dc.date.accessioned2024-10-04T06:45:12Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0103-6041pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279692pt_BR
dc.description.abstractEste relato de experiência, de abordagem qualitativa, apresenta uma prática pedagógica realizada com os alunos do 7.º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A intenção foi promover reflexões sobre questões étnicos-raciais entre a África e o Brasil através das suas diversidades culturais. Questões históricas foram trazidas para gerar ações de reconstruções identitárias. Estudos de Luz, Adichie e Gohn possibilitaram embasar teoricamente a construção desta proposta. A atividade, desenvolvida no dia 4 de junho de 2018, utilizou várias linguagens: imagens, mapa e charges, que foram facilmente assimiladas pelos alunos, por serem de seu cotidiano. Observou-se que os alunos apresentaram uma maior sensibilidade as questões étnicos-raciais, trazendo exemplos de seus cotidianos a partir das reflexões construídas. E certamente essas vão ir além do espaço delimitado pelos muros escolares e salas de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis experience report, with a qualitative approach, presents a pedagogical activity carried out with 7th grade students from Colégio de Aplicação of the Federal University of Rio Grande do Sul. The aim was to promote reflections on ethnic-racial issues between Africa and Brazil through their cultural diversities. Historical questions were brought up to generate actions of identity reconstruction. Studies by Luz, Adichie and Gohn have made it possible to theoretically support the construction of this proposal. The activity, performed on June 4th, 2018, used different languages: images, maps and cartoons, which were easily assimilated by the students, for being part of their daily life. Students presented a greater sensitivity to ethnic-racial issues, bringing examples of their daily life from the constructed reflections. Surely these will go beyond the space delimited by the school walls and classrooms.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 31, n. 1 (jan./jul. 2018), p. 37-44.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleConstruindo outras histórias da África e do negro no Brasil : um relato de experiênciapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001103163pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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