Mostrar el registro sencillo del ítem
Pensar as juventudes contemporâneas é pensar o currículo e o ensino de geografia
dc.contributor.author | Oliveira, Victor Hugo Nedel | pt_BR |
dc.contributor.author | Lacerda, Miriam Pires Corrêa de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-04T06:43:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-0003 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279682 | pt_BR |
dc.description.abstract | O jovem contemporâneo vem questionando a sociedade nos mais diferentes setores. Este mesmo jovem encontra-se em nossos bancos escolares e, por vezes, não damos a devida atenção às suas individualidades, coletividades e expressões. Esta pesquisa trata das culturas juvenis no âmbito escolar e suas relações com o ensino da Geografia. Objetivou-se levantar referencial teórico para colocar em diálogo as duas grandes linhas de investigação da pesquisa: as culturas juvenis e o ensino de Geografia. Para atingir o principal objetivo proposto, foi realizada ampla pesquisa teórica sobre os dois temas da investigação. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem contemporâneo é composto de múltiplas e transitórias identidades e está adaptando-se a múltiplos pertencimentos. Entende-se que o perfil de jovem elencado pela pesquisa pode ser assim entendido em outros espaços, na medida em que vai se moldando a estas configurações identitárias. No tocante à Geografia escolar, nos ficou bem claro que o jovem-aluno vincula muito fortemente aos temas físicos da ciência. Há o questionamento, então, sobre a condução das aulas de Geografia, no ensino básico, a saber, se as mesmas dão conta do conceito pleno do espaço geográfico, no sentido de trabalhar as temáticas físicas, mas também as humanas da ciência. Percebemos que há relação direta entre as práticas juvenis e possíveis temas a serem trabalhados na aula de Geografia. Há muito que se avançar neste tipo de pesquisa, uma vez que tratamos, além dos objetos já previstos, da prática docente. | pt_BR |
dc.description.abstract | The younger contemporary society has been surprising in many different sectors. This same young man is in our school benches and sometimes we do not give due attention to their individualities, communities and expressions. This research deals with the youth cultures in the school environment and their relationship to the teaching of geography. We aim to raise theoretical framework to put in dialogue the two main lines of research inquiry: youth cultures and teaching of Geography. To achieve the main objective proposed, extensive theoretical research on the two subjects of the investigation was carried out and in the end, related the same. The survey results indicate that the contemporary young student is composed of multiple and transient identities and thereby is adapted to multiple affiliations. Even in the case of a specific reality that was analyzed, we understand that the young profile part listed by the survey can be well understood in other areas, insofar as these will be shaping the identity configurations. With regard to school Geography, in became clear that the young student linked very strongly to physical science topics. There is the question, then, on the conduct of Geography lessons in primary education, namely, whether they realize the full concept of geographical space in order to work the physical issues but also human science. We realize that there is relationship between youth practices and possible topics to be worked in geography class. There is much to advance this type of research, besides the objects already provided in teaching practice. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Para onde? Porto Alegre. Vol. 10, n. 2 (2018), p. 125-134. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Youth | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Geography | en |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.title | Pensar as juventudes contemporâneas é pensar o currículo e o ensino de geografia | pt_BR |
dc.title.alternative | Thinking ofcontemporary youth isthinking of the curriculum and the teaching of geography | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001098582 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39873)Ciencias Humanas (6869)