Instâncias formativas curriculares e extra-curriculares e a formação na Licenciatura em Educação Física : narrativa da trajetória de um estudante-professor
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo, de natureza biográfico-narrativa, tem como objetivo narrar e compreender as experiências construídas ao longo do percurso formativo do curso de Licenciatura em Educação Física do autor. Os relatos e análises apresentados foram possíveis a partir das memórias evocadas acerca da minha trajetória, assim como com a utilização dos diários de campo, das anotações, de materiais postados no Moodle das disciplinas cursadas na graduação, examinados com o intuito de compreender as experiência ...
Este estudo, de natureza biográfico-narrativa, tem como objetivo narrar e compreender as experiências construídas ao longo do percurso formativo do curso de Licenciatura em Educação Física do autor. Os relatos e análises apresentados foram possíveis a partir das memórias evocadas acerca da minha trajetória, assim como com a utilização dos diários de campo, das anotações, de materiais postados no Moodle das disciplinas cursadas na graduação, examinados com o intuito de compreender as experiências atravessadas em cada instância. Além disso, à medida que o estudo vai se desenvolvendo, pude revisar e aprender diferentes realidades enfrentadas no cotidiano do docente, devido às condições socioeconômicas, à infraestrutura das escolas, às dificuldades de recursos para administrar as aulas. Tais aprendizagens me permitiram compreender melhor como essas práticas foram se desdobrando ao longo da minha trajetória, a fim de aproximar-me do entendimento do docente que me constituo. ...
Abstract
This study, of a biographical-narrative nature, aims to narrate and understand the experiences built along the formative path of the author's degree course in Physical Education. The reports and analyses presented were possible from the memories evoked about my trajectory, as well as with the use of field diaries, notes, materials posted in the Moodle of the disciplines taken at graduation, examined in order to understand the experiences crossed in each instance. In addition, as the study devel ...
This study, of a biographical-narrative nature, aims to narrate and understand the experiences built along the formative path of the author's degree course in Physical Education. The reports and analyses presented were possible from the memories evoked about my trajectory, as well as with the use of field diaries, notes, materials posted in the Moodle of the disciplines taken at graduation, examined in order to understand the experiences crossed in each instance. In addition, as the study developed, I was able to review and learn different realities faced in the daily life of the teacher, due to the socioeconomic conditions, the infrastructure of the schools, the difficulties of resources to manage the classes. Such learnings allowed me to better understand how these practices were unfolding throughout my trajectory, in order to get closer to the understanding of the teacher who constitutes myself. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1252)
Este item está licenciado na Creative Commons License