Fatores motivacionais de praticantes de CrossFit em uma academia de Porto Alegre - RS
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Introdução: O CrossFit emergiu como uma modalidade esportiva em ascensão na última década, ganhando popularidade significativa no mundo fitness com o aumento do número de academias (box) e maior visibilidade em campeonatos internacionais e nacionais. O conhecimento dos fatores motivacionais e a sua utilização no planejamento e organização dos treinos pode aumentar a adesão e permanência na modalidade. Objetivo: Este estudo tem como objetivo descrever e analisar os fatores motivacionais dos prat ...
Introdução: O CrossFit emergiu como uma modalidade esportiva em ascensão na última década, ganhando popularidade significativa no mundo fitness com o aumento do número de academias (box) e maior visibilidade em campeonatos internacionais e nacionais. O conhecimento dos fatores motivacionais e a sua utilização no planejamento e organização dos treinos pode aumentar a adesão e permanência na modalidade. Objetivo: Este estudo tem como objetivo descrever e analisar os fatores motivacionais dos praticantes de CrossFit na academia Open Box, localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Material e método: Utilizando uma abordagem quantitativa com método descritivo comparativo, aplicou-se um questionário denominado Inventário de Motivação para a Prática de Atividade Física (IMPRAF-54) para avaliar seis dimensões motivacionais: Controle de estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer. O questionário consiste em 54 itens agrupados em 9 blocos de 6 itens cada, utilizando uma escala Likert de cinco pontos. Além disso, um questionário sociodemográfico foi desenvolvido pelo autor da pesquisa. Os dados da pesquisa foram analisados com ajuda do software SPSS v.27 e o nível de significância mantido em 0,05. Para verificar os efeitos e as comparações das variáveis nos fatores motivacionais utilizou-se o teste multivariado da MANOVA. Resultados: Os Fatores Motivacionais que mais motivam os alunos a iniciarem e a permanecerem treinando na modalidade CrossFit, foram o Prazer e a Saúde e, o fator que menos motiva, é a Competitividade. Quanto ao efeito das variáveis independentes nos Fatores Motivacionais para a prática esportiva, os sujeitos com tempo menor de prática (< 2 anos) atribuem maior importância do que os sujeitos com tempo menor (> 2 anos) ao fator Prazer, revelando que o envolvem é maior com práticas que sejam mais prazerosas e que proporcionam maior sensação de bem-estar para eles quando comparado aos praticantes com maior tempo de prática. A idade também ocasionou efeito significativo, os sujeitos com idades mais baixas (< 34,5 anos) atribuem uma importância maior aos motivos relacionados ao Fator Competitividade do que os praticantes de CrossFit com idades maiores (> 34,5). Conclusão: A partir desses resultados conclui-se que a adesão e a permanência na modalidade CrossFit, em especial no grupo de alunos da academia Open Box, devem ser orientadas por objetivos e metas que estão relacionados com os principais Fatores Motivacionais do seu envolvimento, o Prazer e a Saúde. ...
Abstract
Introduction: CrossFit has emerged as a growing sport modality in the last decade, gaining significant popularity in the fitness world with the increase in the number of gyms (box) and greater visibility in international and national championships. Knowledge of motivational factors and their use in planning and organizing training can increase adherence and retention in the sport. Objective: This study aims to describe and analyze the motivational factors of CrossFit practitioners at the Open B ...
Introduction: CrossFit has emerged as a growing sport modality in the last decade, gaining significant popularity in the fitness world with the increase in the number of gyms (box) and greater visibility in international and national championships. Knowledge of motivational factors and their use in planning and organizing training can increase adherence and retention in the sport. Objective: This study aims to describe and analyze the motivational factors of CrossFit practitioners at the Open Box gym, located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Material and method: Using a quantitative approach with a comparative descriptive method, a questionnaire was applied called Motivation Inventory for Physical Activity (IMPRAF-54) to assess six motivational dimensions: Stress control, Health, Sociability, Competitiveness, Aesthetics and Pleasure. The questionnaire consists of 54 items grouped into 9 blocks of 6 items each, using a five-point Likert scale. Furthermore, a sociodemographic questionnaire was developed by the research author. The research data was analyzed using SPSS v.27 software and the significance level was maintained at 0.05. To verify the effects and comparisons of variables in motivational factors, the MANOVA multivariate test was used. Results: The Motivational Factors that most motivate students to start and continue training in the CrossFit modality were Pleasure and Health and the factor that least motivates is Competitiveness. Regarding the effect of the independent variables on the Motivational Factors for practicing sports, subjects with a shorter time of practice (< 2 years) attribute greater importance than subjects with a shorter time (> 2 years) to the Pleasure factor, revealing that involving it is greater with practices that are more pleasurable and that provide a greater sense of well-being for them when compared to practitioners with longer practice time. Age also had a significant effect, subjects with younger ages (< 34.5 years) attribute greater importance to reasons related to the Competitiveness Factor than CrossFit practitioners with older ages (> 34.5). Conclusion: From these results it can be concluded that adherence to and permanence in the CrossFit modality, especially in the group of students at the Open Box gym, must be guided by objectives and goals that are related to the main Motivational Factors of their involvement, the Pleasure and Health. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
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TCC Educação Física (1252)
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