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dc.contributor.authorSilva, Mayara Costa dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Carla Maciel dapt_BR
dc.contributor.authorWisch, Tasia Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-02T06:40:32Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0103-6041pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279529pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo articula-se, metodologicamente, à abordagem qualitativa e tem como objetivo prioritário a constituição de uma cartografia acerca das políticas e práticas que se articulam ao aten-dimento educacional especializado no contexto específico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Partimos da seguinte questão orientadora: de que forma se desenha a estrutura do atendimento educacional especializado no âmbito do Colégio de Aplicação? Para tanto, nós nos pautaremos na análise documental de registros organizados pela área de educação especial da escola e das normativas que se associam à área no contexto brasileiro. A análise se constituiu a partir do referencial teórico que se associa ao pensamento sistêmico, sobretudo em Humberto Maturana e Francisco Varela, bem como em Gregory Bateson. Diante disso, torna-se possível per-ceber que o atendimento educacional especializado proposto, no contexto analisado, estrutura-se a partir do conceito de complexidade. Partindo das pistas indicadas pelos estudantes, valoriza-se e compõe-se um trabalho pautado na composição de uma rede de relações, na compreensão do diálogo como orientador do percurso e no compartilhamento de ações. Compreende-se, portanto, que se delineia, de forma prioritária, um processo de escolarização pensado a partir das relações entre seus partícipes.pt_BR
dc.description.abstractThe present study methodologically articulates the qualitative approach and has as a priority objective the constitution of a cartography about the policies and practices that are articulated to the specialized educational assistance in the specific context in the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. We start from the following guiding question: How is the structure of specialized educational assistance designed within the scope of the Colégio de Aplicação? For this purpose, we will be guided by the documentary analysis of records organized by the special education area of the school and the regulations that are associated with the area in the Brazilian context. The analysis was based on the theoretical framework that is associated with systemic thinking, in a priority way, in Humberto Maturana and Francisco Varela, as well as in Gregory Bateson. Given this, it becomes possible to realize that the specialized educational assistance proposed, in the context analyzed, is structured based on the concept of complexity. Starting from the clues indicated by the students, a work based on the composition of a network of relationships, on the understanding of dialogue as a guide for the journey and on the sharing of actions is valued and composed. It is understood, in this way, that a process of schooling is outlined as a priority, based on the relationships between its participants.en
dc.description.abstractEl presente estudio se articula, metodológicamente, al abordaje cualitativo y tiene como objetivo prioritario la constitución de una cartografía acerca de las políticas y prácticas implicadas en la atención educacional especializada en el contexto específico del Colégio de Aplicação de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Partimos de la siguiente cuestión orientadora: ¿De qué manera se diseña la estructura de la aten-ción educacional especializada en el ámbito del Colégio de Aplicação? Para eso, nos basamos en el análisis documental de registros organizados por el área de educación especial de la escuela y de las normativas que a esa área se asocian en el contexto brasileño. El análisis se constituyó a partir del referencial teórico que se vincula al pensamiento sistémico, de forma prioritaria, en Humberto Maturana y Francisco Varela, así como en Gregory Bateson. Ante eso, se vuelve posible percibir que la atención educacional especiali-zada propuesta, en el contexto analizado, se estructura desde el concepto de complejidad. A partir de las pistas indicadas por los estudiantes, se valoriza y se compone un trabajo pautado en la composición de una red de relaciones, en la comprensión del diálogo como orientador del recorrido y en el intercambio de acciones. Se comprende, de esta manera, que se delinea, de forma prioritaria, un proceso de escola-rización pensado a partir de las relaciones entre sus partícipes.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do Aplicacao. Porto Alegre. Vol. 34, n. 2, (jan./jun. 2021), p. 01-14.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAtendimento especializadopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleAtendimento educacional especializado no contexto do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001189060pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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