Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCosta, Éverton Garcia dapt_BR
dc.contributor.authorWaltter, Laryssa dos Santospt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Leonardo de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorBoldt, Nicolaspt_BR
dc.date.accessioned2024-10-02T06:40:27Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2448-2935pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279523pt_BR
dc.description.abstractA associação entre jogos eletrônicos e violência acompanha o desenvolvimento da indústria de games desde o seu nascimento, intensificando-se a partir da década de 1990 e começo dos anos 2000, quando os jogos se tornaram mais realistas. Esse debate foi inf luenciado por uma tradição de pânico moral, que há mais de cem anos baseia-se em acusar obras artísticas de promoverem comportamentos imorais e criminosos na sociedade. À luz desse debate, este artigo tem por objetivo principal desenvolver uma ref lexão social acerca da suposta relação entre videogames e aumento da violência. Corroborando pesquisas mais recentes e equilibradas, defende-se o argumento de que o comportamento humano é inf luenciado por um conjunto amplo de fatores de natureza complexa, de modo que não se pode estabelecer uma relação de causalidade direta entre jogos eletrônicos e o aumento da violência.pt_BR
dc.description.abstractThe association between electronic games and violence follows the development of the games industry since its birth, intensifying from the 1990s and the beginning of the 2000s, when games became more realistic. This debate was inf luenced by a tradition of moral panic, which for over a hundred years has been based on accusing artistic works of promoting immoral and criminal behavior in society. In the light of this debate, this article’s main objective is to develop a social ref lection on the supposed relationship between videogames and the increase in violence. Corroborating more recent and balanced research, the argu-ment is defended that human behavior is inf luenced by a wide range of factors of a complex nature, so that a direct causal relationship between electronic games and the increase in violence cannot be established.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPolicromias : revista de estudos do discurso, imagem e som. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 8, n. 3 (2023), p. [124]-157pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectElectronic gamesen
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectViolenceen
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectAggressivenessen
dc.subjectAgressividadept_BR
dc.subjectMoral panicen
dc.titleVideogames e violência : um antigo (mas persistente) debatept_BR
dc.title.alternativeVideo games and violence : an old (but persistent) debateen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001205413pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem