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Videogames e violência : um antigo (mas persistente) debate
dc.contributor.author | Costa, Éverton Garcia da | pt_BR |
dc.contributor.author | Waltter, Laryssa dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Leonardo de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Boldt, Nicolas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T06:40:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2448-2935 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279523 | pt_BR |
dc.description.abstract | A associação entre jogos eletrônicos e violência acompanha o desenvolvimento da indústria de games desde o seu nascimento, intensificando-se a partir da década de 1990 e começo dos anos 2000, quando os jogos se tornaram mais realistas. Esse debate foi inf luenciado por uma tradição de pânico moral, que há mais de cem anos baseia-se em acusar obras artísticas de promoverem comportamentos imorais e criminosos na sociedade. À luz desse debate, este artigo tem por objetivo principal desenvolver uma ref lexão social acerca da suposta relação entre videogames e aumento da violência. Corroborando pesquisas mais recentes e equilibradas, defende-se o argumento de que o comportamento humano é inf luenciado por um conjunto amplo de fatores de natureza complexa, de modo que não se pode estabelecer uma relação de causalidade direta entre jogos eletrônicos e o aumento da violência. | pt_BR |
dc.description.abstract | The association between electronic games and violence follows the development of the games industry since its birth, intensifying from the 1990s and the beginning of the 2000s, when games became more realistic. This debate was inf luenced by a tradition of moral panic, which for over a hundred years has been based on accusing artistic works of promoting immoral and criminal behavior in society. In the light of this debate, this article’s main objective is to develop a social ref lection on the supposed relationship between videogames and the increase in violence. Corroborating more recent and balanced research, the argu-ment is defended that human behavior is inf luenced by a wide range of factors of a complex nature, so that a direct causal relationship between electronic games and the increase in violence cannot be established. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Policromias : revista de estudos do discurso, imagem e som. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 8, n. 3 (2023), p. [124]-157 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Electronic games | en |
dc.subject | Videogames | pt_BR |
dc.subject | Violence | en |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Aggressiveness | en |
dc.subject | Agressividade | pt_BR |
dc.subject | Moral panic | en |
dc.title | Videogames e violência : um antigo (mas persistente) debate | pt_BR |
dc.title.alternative | Video games and violence : an old (but persistent) debate | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001205413 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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