Uma filosofia da performance aos auspícios de Artaud e Nietzsche
dc.contributor.author | Castro, Daniel Fraga de | pt_BR |
dc.contributor.author | Amorim, Wellington Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T06:39:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-5960 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279516 | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto argumenta filosoficamente a metafísica e sua busca pela essência da realidade para estabelecer sistemas de conhecimento seguros. Contrapondo essa busca por segurança, alguns pensadores enfatizam a riqueza dos fenômenos da vida, mesmo sem oferecerem garantias. A procura por padrões de modalidade se torna um problema estrutural do pensamento, com visões destacando a importância do caos negligenciado pela tradição. Nietzsche e Artaud são apresentados como figuras que desafiaram verdades estabelecidas, cada um vindo de diferentes contextos - filologia e teatro, respectivamente -, mas compartilhando similaridades em sua abordagem. Ambos expressaram suas ideias de maneira singular através da prosa poética, enfrentando a loucura e a rejeição da sociedade, explorando os abismos de suas próprias consciências em busca de insights valiosos. A busca desses pensadores não se concentrou em discursos intelectuais estruturados, mas na essência dos rejeitos do esclarecimento. Eles são vistos como precursores de uma filosofia da performance, que valoriza a ação como forma de conhecimento e pensamento. O texto explora os significados associados ao termo "performance", desde contextos empresariais até atividades artísticas e encontros sexuais, destacando que todas são formas de ação. A importância dessa perspectiva é ressaltada pela compreensão do poder da ação em moldar o pensamento. A ação é vista como dinâmica, existindo por si mesma, sem referência transcendental. A performance é descrita como um fenômeno precário e esvaziado, desafiando as perspectivas estabelecidas pela realidade circundante e reunindo o pensamento e a vida em um imbricamento confuso. O texto propõe olhar para Nietzsche e Artaud como pensadores originais na construção de uma filosofia da performance, enfatizando a importância da experiência e da ação na busca pela compreensão da realidade. Em suma, representam uma abordagem que desafia concepções tradicionais de pensamento filosófico. | pt_BR |
dc.description.abstract | The text philosophically argues metaphysics and its search for the essence of reality to establish secure systems of knowledge. Opposing this search for security, some thinkers emphasize the richness of life's phenomena, even without offering guarantees. The search for patterns of modality becomes a structural problem of thought, with views highlighting the importance of chaos neglected by tradition. Nietzsche and Artaud are presented as figures who challenged established truths, each coming from different backgrounds - philology and theater, respectively - but sharing similarities in their approach. Both expressed their ideas in a unique way through poetic prose, facing madness and rejection from society, exploring the abysses of their own consciousness in search of valuable insights. The search of these thinkers was not focused on structured intellectual discourses, but on the essence of the rejects of enlightenment. They are seen as precursors of a philosophy of performance, which values action as a form of knowledge and thought. The text explores the meanings associated with the term "performance", from business contexts to artistic activities and sexual encounters, highlighting that they are all forms of action. The importance of this perspective is highlighted by understanding the power of action in shaping thought. Action is seen as dynamic, existing by itself, without transcendental reference. Performance is described as a precarious and emptied phenomenon, challenging the perspectives established by the surrounding reality and bringing together thought and life in a confusing imbrication. The text proposes to look at Nietzsche and Artaud as original thinkers in the construction of a philosophy of performance, emphasizing the importance of experience and action in the search for understanding reality. In short, they represent an approach that challenges traditional conceptions of philosophical thought. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Prometeus. São Cristóvão, SE. Vol. 16, n. 44 (jan./abr. 2024), p. [145]-158 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 | pt_BR |
dc.subject | Performance | en |
dc.subject | Philosophy | en |
dc.subject | Artaud, Antonin, 1896-1948 | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da performance | pt_BR |
dc.subject | Theater | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.title | Uma filosofia da performance aos auspícios de Artaud e Nietzsche | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001201676 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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